Projeto patrocinado pela LIC terá oficinas, contação de história e lançamento de livro


Patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Balneário Camboriú, o projeto “Mesma nova história” inicia em agosto uma programação gratuita que inclui oficinas, contação de história e lançamento de livro.

A primeira atividade do projeto será a oficina on-line “Escrevivências e Memórias Coletivas”, na segunda-feira (9), às 19h. A oficina é voltada a narradores de histórias, educadores e público em geral acima de 18 anos de idade. Na quarta-feira (11), haverá contação de histórias com um pequeno grupo de estudantes da rede municipal de ensino de Balneário Camboriú, no formato presencial.

No dia 20, às 19h, o livro “Mesma nova história” será lançado oficialmente no Canal de Youtube da Editora Peirópolis. A obra tem como protagonistas uma avó e um neto, numa trama de esquecimento e memória, cuidado e abandono. A primeira versão dessa história foi escrita em 2008 por Everson Bertucci, que é o proponente do projeto. Três anos depois, Mafuane Oliveira incorporou a trama ao seu repertório de contação de histórias e passou a apresentá-la por espaços culturais. Em 2018, a convite de Everson, Mafuane assinou o texto, inclusive trazendo elementos biográficos de sua avó baiana, que teve 20 filhos. Ao ouvir a história, Juão Vaz se apaixonou e começou a fazer as ilustrações do livro. Segundo os autores, como toda história, mesmo se contada várias vezes, ela pode ser sempre nova. No lançamento, ocorrerá bate-papo com os autores, ilustrador e editora. A conversa será mediada pela professora e contadora de histórias Samara Rosa. Mil exemplares do livro serão distribuídos gratuitamente em Balneário Camboriú a partir deste mês.

Encerrando a agenda do projeto, dia 23, às 19h, está prevista a oficina on-line “Culturas Afro-Ameríndias na Escola”. A atividade terá roda de conversa sobre educação étnico-racial com compartilhamentos de bibliografias, saberes e práticas.

Inscrições para as oficinas devem ser feitas pelo site https://www.editorapeiropolis.com.br/mesma-nova-historia/ , o qual tem mais informações sobre as atividades do projeto.

___________________

Fundação Cultural de Balneário Camboriú
(47) 3267-7011

Diretoria de Comunicação
Jornalista: Silvana de Castro
Fotos: Graziela Luçolli/Divulgação
(47) 3267-7022

www.instagram.com/prefeituradebc 

FOTOS

Comente com o Facebook