- PUBLICIDADE GOOGLE-

SC pode perder 300 mil empregos com exploração de petróleo e gás


Mais um dado preocupante se soma aos impactos que a exploração de petróleo e gás se torne uma realidade no litoral catarinense.  Cerca de 300 mil pessoas podem perder seus empregos caso isso acontecer.

Continua após o anúncio

O alerta foi transmitido pela pesquisa realizada pelo Instituto Internacional Arayara e será apresentada hoje, quinta, dia 05, às 14h,  durante a audiência pública realizada na Alesc, proposta pela deputada Paulinha.

“ Santa Catarina pode perder 300 mil empregos na cadeia produtiva da pesca caso seja instalada a logística para exploração de petróleo e gás natural no litoral catarinense”, afirmou o engenheiro Juliano Bueno de Araújo, diretor-técnico do Observatório do Petróleo e Gás e do Instituto ARAYARA e coordenador da pesquisa.

Continua após o anuncio

A 17ª Rodada de Licitação de blocos marítimos para exploração de petróleo e gás natural, a ser realizada pela Agência Nacional de Petróleo (ANP), autarquia pertencente ao Ministério de Minas e Energia, está prevista para acontecer em 7 de outubro.

Coordenadora da Frente Parlamentar Ambientalista, a deputada Paulinha abraçou essa causa e se mostra angustiada com essa perspectiva que vai impactar fortemente o litoral catarinense, em especial 29 cidades litorâneas.

Continua após o anúncio

Ela está solicitando o engajamento de todos os poderes legislativos municipais para que realizem uma audiência pública a respeito desse tema. Joinville já agendou para o dia 12 de agosto uma audiência pública para debater o assunto.

Paulinha ainda está inconformada com a maneira que aconteceu essa decisão da ANP de promover para outubro o leilão que prevê a exploração de petróleo em Santa Catarina. “ Foi um absurdo. Ninguém de nosso Estado foi ouvido e também informado a respeito dos impactos dessa ação para o nosso litoral”, comenta.

Dessa audiência pública realizada nesta quinta, o pleito é também que a ANP realize em Santa Catarina uma audiência pública a respeito desse assunto.

Depois do vídeo,  em que faz um alerta de que Santa Catarina  tem até outubro para salvar o seu litoral catarinense da exploração de petróleo e gás,  a deputada Paulinha priorizou em suas redes sociais postagens com mensagens impactantes que buscam justamente acionar o engajamento da sociedade nessa causa ambiental abraçada fortemente por ela. 

Vale destacar que essa audiência pública será transmitida exclusivamente por videoconferência, com transmissão ao vivo pela TVAL,  pelo youtube.com/assembleiasc  e pelas redes sociais da deputada Paulinha  endereço  @deputadapaulinha.

“O impacto negativo da atividade petrolífera sobre as espécies de peixes, em especial a tainha, que pode ser afetada pela exploração do petróleo e do gás natural, além de serem enormes os riscos de acontecerem micros, pequenos, médios e grandes vazamentos de óleo”, completou Bueno, que falará na audiência, a ser transmitida pelos canais online da Alesc.

Valquiria Guimarães
Assessoria de Comunicação
Deputada Paulinha
048 991047676

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais