NEVE E CHUVA CONGELADA
Forte frente polar derrubou as temperaturas para abaixo de zero. Segundo o Homem do tempo, o engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho do Clima Terra, informa que essa forte massa de ar polar continental (centro de alta pressão) deve dominar as condições atmosféricas na região Sul do Brasil entre os dias 28, 29 e 30 de julho (quarta, quinta e sexta-feira). Após viver dias de oscilação nas temperaturas, Santa Catarina registrará a maior onda frio desde 1955, correndo o risco de registrar congelamentos e prejuízos com formação de geada ampla e até severa em algumas áreas de SC com destaque para os setores do Oeste, Meio Oeste, Serra e Planalto Norte onde as temperaturas mínimas ficam abaixo de 0ºC (temperaturas negativas em varias cidades).
FRIO INTENSO
Diante disso, a se manter o quadro atual, por enquanto, o indicativo de NEVE E CHUVA CONGELADA para o Planalto Sul, Topo da Serra Gaúcha, áreas altas do Oeste e Meio Oeste (Campos de Palmas – próximo ou acima de 1000 m de altitude) entre a madrugada/manhã da quinta-feira (29/07) devido o ar polar e úmido na baixa atmosfera. Condição propicia a formação de sincelo nos Morros mais elevados do topo do Planalto Sul. Formação de geada ampla entre as madrugadas e manhãs/noites com destaque para os setores do Oeste aos Planaltos e de forma menos abrangente no Litoral e Vale do Itajaí.
HIPOTERMIA
O frio intenso também trará riscos de hipotermia para pessoas com situação de exposição elevada ao frio, como moradores de rua, e animais de criação e estimação. “Na região da Serra Catarinense as máximas podem oscilar entre 0 e 3° e mínimas entre -7 e -10°C”, (grande chance de quebrar de quebrar o recorde do ano em Bom Jardim da Serra). É importante o acompanhamento no Canal do Tempo assim como site e mídias sociais de Piter Scheuer e Ronaldo Coutinho.
TURISMO RURAL
Iniciou na última terça-feira (20) a programação de lives no Youtube do Ministério do Turismo Federal, promovidas pelo Projeto Experiências do Brasil Rural. Segundo a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), o Turismo Rural tem se destacado no Brasil e parte desse impulsionamento diz respeito à busca por destinos afastados de aglomerações e com mais opções de atividades ao ar livre. Alinhado com as tendências de turismo global, o Connection Experience, que ocorrerá de 9 a 10 de setembro, em Canela (RS), debaterá sobre o turismo rural e suas descobertas. Esse será o mote do painel Turismo Rural: Experiências Autênticas e o Mercado 4.0. O evento será híbrido, com acesso exclusivo para 250 pessoas presenciais, que além de participarem das palestras e terem possibilidade de networking, também serão beneficiadas com a jornada de experiências técnica em atrativos da cidade. Mais informações AQUI.
SUL E NORDESTE
Não é à toa que com tanta diversidade de temperaturas, de acordo com o Boletim Mensal da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo – Braztoa na última semana em coletiva de imprensa, o Nordeste e o Sul do Brasil destacam-se em vendas. De um lado sol e mar, do outro frio e neve. O estudo faz parte do trabalho da Academia de Excelência Braztoa em parceria com a entidade UP Soluções. O Boletim Mensal apresenta o último mês de junho e, também, do consolidado do primeiro semestre, no qual mostra que 22% das operadoras participantes estão com faturamento equivalente ou maior em comparação ao período pré-pandemia (2019).
Os dados são animadores, mas devem ser vistos com cautela, já que os embarques continuam abaixo do patamar dos anos anteriores, com 26% das empresas sem embarques em junho, outros 25% já estão embarcando a metade ou mais da média histórica para o mês de junho. A sensação de segurança, decorrente do avanço da vacinação, e as promoções que tramitam no mercado podem ter sido fatores decisivos para as vendas de viagens no período. Em junho, 78% dos embarques foram relativos a novas vendas realizadas.
No Brasil, a Região Nordeste segue com maior procura, seguida pela Região Sul. Entre os destinos mais vendidos no Nordeste, figuram Porto de Galinhas, Praia do Forte/ Salvador, Maceió, Porto Seguro e Rio de Janeiro. No Sul, além da Serra Catarinense, Gramado é a cereja do bolo. Os roteiros luxo e bem-estar têm ganhado a preferência dos atuais viajantes, corroborando com as tendências anunciadas por estudiosos do setor, que já apontavam que a busca por locais que proporcionassem maior conexão com a natureza, com as comunidades locais, e proporcionassem um grau de autoconhecimento ditariam o futuro do turismo. O imediatismo e o grau de segurança com curto prazo reforçam-se com alguns indicativos, como no aumento das viagens de curta duração (até quatro dias), e, também, na antecedência da compra, que obteve um aumento considerável para embarques em até 30 dias.
DE FLORIPA A CANELA
A Serra Gaúcha ficará ainda mais próxima e rápida da Grande Florianópolis. O contrário também é verdadeiro. O secretário de Turismo de Canela (RS), Ângelo Sanches, confirmou que a cidade passará a receber três voos diários vindos de Florianópolis a partir de outubro. A informação aconteceu durante uma live do Festuris Gramado, comandada pelos empresários Marta Rossi e Eduardo Zorzanello. Sanches revelou que os voos serão operados pela Total Linhas Aéreas, que incluem ainda pousos e decolagens nas cidades de Erechim e Pelotas. A empresa Opções Turismo ficará responsável pela administração das aeronaves, que serão do modelo ATR-42500, com capacidade para transportar 48 passageiros. Os voos vão acontecer de domingo a sexta-feira, conforme o secretário. O Aeroporto Internacional das Hortênsias está a oito quilômetros distante do Centro de Canela.
OPORTUNIDADES
“O Boletim Mensal Braztoa foi desenvolvido para contextualizar o nosso setor e, também, para que nossos associados e parceiros tenham subsídios para tomar importantes decisões nos seus negócios, sempre baseadas em fatos. O mercado segue uma tendência animadora, e isso tem ligação com a curva ascendente da sensação de segurança das pessoas, somada à demanda reprimida de viagens e à série de promoções que estão em vigor atualmente – e que não devem durar muito tempo. Estamos em um momento de excelentes oportunidades para quem quer garantir sua viagem para embarques futuros, fator que contribui para uma movimentação positiva do setor. É preciso que todos, viajantes e profissionais do turismo, se mantenham atentos e aproveitem as oportunidades”, disse Roberto Haro Nedelciu, presidente da BRAZTOA.
CANCELADA OKTOBERFEST 2021
O discurso do desgoverno Estadual destoa da realidade, tanto que por orientação da Secretaria da Saúde, prefeitura cancela Oktoberfest Blumenau 2021 pelo segundo ano consecutivo. O posicionamento da prefeitura foi divulgado na manhã desta sexta-feira, dia 23, pelo prefeito Mário Hildebrandt em coletiva de imprensa. A decisão foi tomada considerando a recomendação de profissionais da saúde, projeções da Covid-19 no município e o surgimento da variante Delta no estado. O que eles não sabem ou fazemn de conta que não sabem é que surgirão todas as variantes do dito vírus a exemplo do H1N1, que todo ano tem vacina. Do alfa ao ômega.
Evidentemente com o sumiço dos R$ 33 milhões do governo estadual, cujo governador “por enquanto é inocente” não há condições sanitárias para o evento. Outro fator é que a região ainda registra um alto índice de ocupação de UTI com média de 80%, dizem eles. A vacinação por lá segue a passos de tartaruga. Não ter Oktoberfest Blumenau significa que em 2021 deixarão de circular cerca de R$ 240 milhões na economia local. Ao todo, mais de 60 setores da economia são impactados pelo cancelamento, além dos mais de 6 mil empregos diretos e indiretos, e aproximadamente mil músicos que se apresentam nos pavilhões.
ABIH-SC EM FOCO
Com uma bela mensagem de fé e otimismo, o presidente do Conselho Deliberativo da ABIH-SC Osmar José Vailatti abriu a reunião ordinária desta última quinta-feira (23), falando sobre os recentes projetos e atualizações da ABIH Nacional em relação ao ECAD e as atividade dos diversos empreendimentos ligados ao turismo. Como primeiro item da pauta da reunião, a apresentação do semestre financeiro de 2021. O Diretor de Controladoria Deverson Pereira apresentou resumidamente as despesas e receitas aos conselheiros e diretores presentes. Dando sequência, Osmar Vailatti concedeu a palavra à Juliana Bossi de Castro, para falar sobre a organização e comercialização das cotas de patrocínio para o evento Dia do Hoteleiro e a 4ª Edição da revista ABIH-SC.
Entre os pontos abordados destacam-se a boa aceitação das empresas fornecedoras com interesse em participar da rodada de negócios e estar próximo do hoteleiro nesse momento de retomada. Josiane Castilhos informou aos presentes que os convites para as autoridades e trade turísticos serão enviados no inicio de agosto. Em assuntos gerais os participantes falaram sobre o atual momento econômico, a atuação dos hoteleiros em suas regiões, além de uma nova parceria que está sendo construída com a Facisc.
DE FLORIPA A FORTALEZA
Na manhã deste último sábado, (24), a Itapemirim Transportes Aéreos incorporou mais uma aeronave à sua frota operacional. Em seu primeiro voo, o Airbus A320, de prefixo PS-ITA, decolou do aeroporto do Rio de Janeiro-Galeão com destino a Belo Horizonte-Confins (MG). Com a entrada em operação de sua quarta aeronave, a ITA irá ampliar a quantidade de frequências e destinos atendidos. Os Airbus A320 da ITA têm capacidade para transportar confortavelmente até 162 passageiros. São 18 assentos a menos em relação à configuração máxima do modelo. As aeronaves da ITA foram customizadas e reconfiguradas para possibilitar mais espaço entre as poltronas. Assim, todas as fileiras de assentos estão dentro dos padrões da categoria A do selo ANAC de conforto.
Além do conforto, a companhia ainda vai oferecer serviços diferenciados, como despacho gratuito de bagagem para todas as classes tarifárias e marcação de assento sem custo adicional. Quando possível (por conta da pandemia), os passageiros também terão à disposição serviço de bordo diferenciado. A ITA iniciou as suas operações em 29 de junho voando para oito destinos. A partir do próximo domingo, mais cinco destinos começam a ser atendidos pela ITA. A partir de 1 de agosto, a ITA também passará a voar para Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Maceió (AL), Natal (RN) e Recife (PE). As passagens já estão à venda no site da companhia, em https://www.voeita.com.br, e nas agências de viagem parceiras.
DHENELLE FERNANDES – A BELLA DA SEMANA
É impossível não se apaixonar por Dhenelle Fernandes. Nossa doce estudante está de volta Gaúcha e torcedora do Internacional, Dhenelle Fernandes é do signo de Peixes, adora beijos no pescoço, mas ainda não realizou todas as suas fantasias. Na ultima segunda-feira (26), publicamos o vídeo de divulgação. O ensaio com Dhenelle Fernandes estrou no ar nesta quarta-feira (28). Ainda não é assinante? Faça parte da maior revista masculina do Brasil e tenha acesso a mais de 32.000 modelos nuas e centenas de vídeos para download!
Leia ainda: Ética e a dignidade, a verdade e a transparência em discursos
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais
Fontes: Assessorias de Imprensa
Leia ainda:
Hotéis das Serras Catarinenses e Gaúchas oferecem serviços especiais no inverno
Brasil segue em alta na entrega de obras de infraestruturas turísticas
Ministério do Turismo lança campanha pelo Turismo de Natureza
O post Forte frente polar derruba temperaturas para abaixo de zero apareceu primeiro em Turismo On-Line.