Prefeitura inicia últimos içamentos da passarela da Irineu Bornhausen


A Prefeitura de Florianópolis vai iniciar na manhã deste sábado (17) uma sequência de içamentos dos três últimos módulos da estrutura metálica da passarela da Avenida Governador Irineu Bornhausen, no complexo do Elevado Vilson Kleinubing, próximo do Centro Integrado de Cultura (CIC), na Agronômica. Neste sábado, o módulo que será reinstalado corresponde à rampa próxima do Terminal de Ônibus da Trindade, que ladeia a marginal que fica à direita da avenida, sentido Agronômica-Trindade. Os trabalhos estão sendo conduzidos pela Secretaria de Infraestrutura e contam com o apoio da Guarda Municipal.
 
Por esta razão, haverá duas alterações no trânsito da região, entre 8hs e meio-dia. O tráfego será interrompido na marginal da avenida, sentido Agronômica-Trindade, e em via secundária, de modo que os motoristas vindos das proximidades da rótula da Penitenciária da Agronômica em direção à Trindade não poderão acessar a Irineu Bornhausen, precisando entrar na Rua Trajano Margarida.
 
Até o momento, já foram içados três dos seis módulos que compõem a estrutura metálica da passarela – a rampa próxima ao CIC, a travessia principal sobre a Avenida Governador Irineu Bornhausen, e a travessia menor sobre a marginal.
 
Inicialmente, no galpão da empresa contratada para a execução das obras, a A J Montagem e Serralheria Eireli – EPP, os módulos passam por jateamento para retirada da ferrugem e pelas duas primeiras camadas de pintura (um primer e uma pintura intermediária anticorrosiva). Depois, no próprio canteiro da Beira-Mar Norte, antes de serem içados, eles têm alinhamento e soldagem, e, após a reinstalação, recebem a terceira camada de pintura, a de acabamento.
 
Próximas etapas
 
Os próximos içamentos de módulos estão previstos para acontecerem nas manhãs dos sábados seguintes, dias 24 e 31 de julho. Nestes dias, serão içados os dois últimos módulos, relativos às duas rampas que ladeiam o mangue, no sentido Trindade-Agronômica. Eles encontram-se no galpão da empresa.
 
Só depois de todos os módulos reinstalados é que serão assentadas as novas placas de concreto que compõem o piso da travessia, para, então, liberá-la ao tráfego de pedestres e ciclistas.
 
Avenida da Saudade
 
No caso da passarela da Avenida da Saudade, foi feito, até o momento, a remoção parcial das placas de concreto correspondentes a duas das quatro rampas, a fim de que ela possa continuar sendo usada pela população. A próxima fase envolve a retirada das demais placas e da estrutura metálica em si para a realização dos devidos serviços de raspagem e de pintura. Essa etapa só ocorrerá quando a passarela da Avenida Irineu Bornhausen já estiver totalmente reinstalada.


Comente com o Facebook