- PUBLICIDADE GOOGLE-

Naatz quer explicações da Polícia Ambiental sobre morte de baleias em redes de pesca


O presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, deputado Ivan Naatz (PL), manifestou preocupação em plenário com a sucessão de ocorrências no litoral catarinense envolvendo a morte de baleias presas em redes fixas de pesca, a maioria irregulares, que são colocadas em vários pontos na costa.

Continua após o anúncio

Naatz anunciou que já protocolou requerimento na comissão no sentido de oficializar convite ao comandante geral da Polícia Militar Ambiental do Estado, coronel Paulo Sergio Souza, convidando-o para prestar informações sobre como está sendo feita a fiscalização quanto às redes de pesca ilegais, que têm causado sofrimento e, na maioria dos casos, a morte dos animais.

Conforme dados apresentados pelo deputado, em função da temporada de baleias estar coincidindo com o período da pesca de tainha este ano, houve um aumento no número das redes de tresmalhe, ou de espera, também conhecidas como redes feiticeiras, mais reforçadas e que ficam fixas no mar, a espera dos cardumes. Por isso, baleias e outros animais marinhos acabam ficando presas e morrem nestas redes, que possuem três panos superiores. A utilização desse tipo de rede foi proibida em 1999, pela Portaria nº 54 do Ibama.

Continua após o anuncio

Segundo o Projeto Baleia Jubarte, só neste primeiro semestre do ano de 2021, 14 baleias foram encontradas encalhadas em Santa Catarina. “É preciso reconhecer também que a pesca, tanto artesanal quanto industrial, é uma atividade fundamental no sistema econômico e de subsistência de milhares de famílias catarinenses, mas é possível e necessário encontrar meios para que tanto a pesca como a baleia possam ocorrer no litoral catarinense sem prejuízo para ambos”, destacou Naatz, acrescentando ainda que o aumento no número de mortes de animais tem causado prejuízos para a imagem nacional e internacional do estado com relação ao turismo ambiental sustentável.
 

Comunicação Gabinete 
 

Continua após o anúncio

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais