Sandra Bugmann abre exposição de Bauernmalerei


A professora Sandra Bugmann abre segunda-feira, dia 19 de julho, no Mausoleu Dr. Blumenau, sua nova exposição de pinturas usando uma técnica muito antiga, desenvolvida por camponeses na região dos Alpes Europeus. O novo trabalho da artista faz parte do Projeto Bauernmalerei: Resgate de uma Tradição, patrocinado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura com recursos do 2º Prêmio Herbert Holetz (004/2019). As visitas podem ser feitas diariamente até o dia 2 de agosto, das 10h às 16h.

No dia da abertura, às 14h, haverá uma demonstração presencial, que será transmitida pelo canal www.youtube.com/sandrabugmann. Também acontecerá uma live de visitação da exposição, no dia 21 de julho, com transmissão no mesmo canal. Essas ações culturais ocorrerão concomitantemente à Semana da Imigração Alemã. Estão previstas duas oficinas presenciais de pintura Bauernmalerei nos dias 23 de julho, das 19h às 22h, e no dia 24 de julho, das 14h às 17h, ambas com 10 vagas devido às restrições sanitárias. Interessados em participar podem se inscrever gratuitamente pelo WhatsApp (47) 99112-4295.

Bauernmalerei é uma técnica de pintura desenvolvida por camponeses na região dos Alpes Europeus. A palavra, em tradução livre, significa pintura camponesa. É considerada folclórica, sendo caracterizada por ser gestual e espontânea e baseada em motivos tradicionais repetidos em arranjos e composições harmoniosas. Os motivos apresentam-se ingênuos e simbólicos, pois eram passados de geração em geração, retratando principalmente aspectos do cotidiano da vida no campo como flores, bichos, ornamentos, cenas e paisagens representativos da vivência diária. Essa pintura era feita principalmente durante os meses de inverno em que os camponeses ficavam longo tempo em suas casas, em família, aguardando a chegada da primavera. Usavam tintas desenvolvidas por eles mesmos para trazer cor, alegria e esperança para o seu mobiliário e peças utilitárias. Constituía-se um momento de união familiar, em que conversavam e contavam histórias enquanto pintavam.

Volta aos antepassados

O projeto Bauernmalerei: Resgate de uma Tradição tem o intuito voltar o olhar para essa técnica ligada aos antepassados dos imigrantes que fundaram a cidade de Blumenau, constituindo-se um legado e uma tradição a serem revisitados.

Por seu caráter folclórico e características de espontaneidade e gestualidade, essa técnica é acessível a pessoas sem experiência e conhecimentos prévios na área de pintura. Atributos relacionados à expressividade plástica, exercício da criatividade, possibilidade de pintura em grupo e aquisição de um saber-fazer contribuem para que a pintura Bauernmalerei favoreça a sensação de relaxamento e autoconhecimento, gerando bem-estar e favorecendo a autoestima.

Sandra Bugmann é graduada em Licenciatura em Artes Visuais, pela Universidade Regional de Blumenau (Furb), com Mestrado em Educação pela Furb e especialização em Direção de Criação, pelo Instituto Orbitato, de Pomerode, e Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, em  São Paulo (SP). Além de pintora, atua como professora de pintura da técnica Bauernmalerei há mais de 20 anos, também coordena oficinas de artes para crianças, adultos e longevos, além de lecionar História da Arte, Elementos da Linguagem Visual, Semiótica e Laboratório de Criatividade em cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Artes e Design de Moda nas seguintes instituições: Furb, Senai e IPGEX, em Blumenau e região. É Diretora de Criação do Bugstudium – Projetos Criativos, coordenadora do Bugstudium – Oficina de Criação. Acompanhe pelo www.youtube.com/sandrabugmanne peloInstagram @sandrabugmann.

Saiba mais

Exposição de Pinturas Bauernmalerei

De 19 de julho a 2 de agosto

Diariamente, das 10h às 16h

Local: Mausoleu Dr. Blumenau – Rua XV de Novembro, 161 – Centro

Demonstração de Pintura Bauernmalerei.

Dia19 de julho, das 14h às 16h (presencialmente).

Local: Mausoleu Dr. Blumenau

Live da demonstração de Pintura Bauernmalerei

Dia 19 de julho, das 14h às 15h

Local: Mausoleu Dr. Blumenau

Transmissão pelo canal Youtube: www.youtube.com/sandrabugmann

Live de visitação à Exposição de Pintura Bauernmalerei.

No dia 21 de julho, a partir das 14h.

Local: Mausoléu Dr. Blumenau

Transmissão pelo canal Youtube: www.youtube.com/sandrabugmann

Oficina de Pintura Bauernmalerei Turma 1

No dia23 de julho, das 19h às 22h.

Local: Secretaria de Cultura e Relações Institucionais. Espaço Multicultural Elfy Eggert – Rua XV de Novembro, 161, Centro

Inscrições gratuitas pelo WhatsApp (47) 99112-4295

Materiais serão disponibilizados pela oficineira

Oficina de Pintura Bauernmalerei Turma 2

No dia 24 de julho, das 14h às 17h

Local: Secretaria de Cultura e Relações Institucionais. Espaço Multicultural Elfy Eggert

Inscrições gratuitas pelo WhatsApp (47) 99112-4295

Materiais serão disponibilizados pela oficineira

Projeto Cultural Bauernmalerei: Resgate de uma Tradição

Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais

Prêmio Herbert Holetz Nº 04/2019, do Fundo Municipal de Apoio à Cultura

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

postada em 13/07/2021 14:52 – 14 visualizações

Fotos

Comente com o Facebook