Acadêmicos de Artes Visuais concluem estágio no MAB


Acadêmicos do curso de Artes Visuais da Universidade Regional de Blumenau (Furb) apresentam em seminário a experiência obtida com o estágio no Museu de Arte de Blumenau (MAB). A disciplina de Estágio em Espaços Culturais foi regulamentada em 2019 pela universidade. Até em tão existia no formato de estágio informal.

Nessa nova formatação, que oficializa o estágio, o MAB recebeu a primeira turma composta por sete acadêmicos. O grupo iniciou as atividades no dia 24 de maio, finalizando com a apresentação do seminário na tarde se segunda-feira, dia 5 de julho. Foram 21 horas de estágio presencial, além das horas reservadas para as apresentações no seminário desenvolvido em duas etapas: atividade mediadora em sala expositiva com proposição de ação educativa e apresentação do portfólio e relatório de estágio.

A coordenação do estágio pela Furb foi das professoras Lindamir Junge e Lucinéia Sanches, que acompanhou todas as etapas do estágio presencial. Ao museu coube a programação, coordenação e supervisão das atividades sob a coordenação da gerente do espaço Mia Avila e da presidente do Conselho Consultivo do MAB professora Marilene de Lima Korting Schramm. 

Conceitos e valores estabelecidos para apreciação das apresentações denotaram o comprometimento dos acadêmicos na pesquisa e elaboração do conteúdo, cuidado com a estética, criatividade, entre outros aspectos. Na comunicação, o grupo observou os cuidados com a apresentação, correção de linguagem e envolvimento dos integrantes. “Os resultados alcançados superaram as expectativas”, comentou Mia Avila. “Contar com a parceria da professora Lucinéia Sanches e com toda a dedicação e conhecimento da presidente do Conselho Consultivo do MAB, professora Marilene de Lima Korting Schramm, além de um grupo de acadêmicos comprometidos, foi fundamental para atingir os objetivos propostos.”

Alunos da Furb estagiaram no MAB ao longo dos últimos anos e desenvolveram trabalhos relevantes, tanto para a comunidade acadêmica, como para a comunidade artística. Alguns desses estágios informais foram transformados em projetos para serem desenvolvidos em centros de educação infantil, escolas de ensino fundamental e médio e ainda em alguns casos renderam trabalhos de conclusão de curso (TCC) e até projetos de Mestrado.

Saiba mais:

Estágio em Espaços Culturais

Acadêmicos participantes: Amanda Nazário Baron, Amanda Eduarda Tribess Marcello, Alex Eich, Eduardo Matheus Dahlke, Graziele Marian, Jô Leoni e Patricia Roth

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

postada em 06/07/2021 15:58 – 4 visualizações

Fotos

Comente com o Facebook