Prefeitura de Florianópolis anuncia programação da Semana do Meio Ambiente


Fazer as pazes com a natureza. Esse é o tema geral proposto pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) para a Semana do Meio Ambiente em todo o mundo. Na Capital, o evento será realizado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) da Prefeitura de Florianópolis e vai contar com uma programação variada a partir de abertura neste sábado, 05/06, até a sexta-feira seguinte, em 11/06.

   
As atividades a serem oferecidas incluem o anúncio de novas unidades de ecopontos na cidade e novidades na coleta seletiva, lançamento de editais de planos de manejos de parques, oficinas e talks online por meio lives, além de uma das atividades da Semana do Meio Ambiente mais apreciadas pela população: a entrega de mudas nativas.
“A ideia é sensibilizar as pessoas para a preservação dos recursos naturais, estimular a adoção de hábitos sustentáveis e fomentar a cultura de respeito ao meio ambiente do qual todos fazemos parte. Distribuímos a programação entre atividades online e presenciais, com diversos temas e anúncios importantes há muito tempo esperados pela população”, explica o Secretário de Meio Ambiente de Florianópolis, Fábio Braga.
Ainda durante a Semana do Meio Ambiente, importantes entregas serão feitas, como o lançamento dos editais para Plano de Manejo do Parque Natural Municipal das Dunas da Lagoa da Conceição e Monumento Natural Municipal da Lagoa do Peri; do edital para implantação de nove Ecopontos em Florianópolis, triplicando a rede de cinco para 13 equipamentos; do edital para contratação de serviço de tratamento e destinação final de resíduos orgânicos por meio de técnicas de compostagem e práticas de agricultura urbana; e da nova coleta seletiva flex, adaptada para chegar mais perto e mais vezes até o usuário, com implantação de coleta monomaterial de vidro e orgânico.
“Convidamos a todos a participar e se envolver na programação da Semana do Meio Ambiente, símbolo de nosso carinho, preocupação e trabalho constante em prol dos recursos naturais de Florianópolis”, comenta a Superintendente da Floram, Beatriz Kowalski.

Confira a programação da Semana do Meio Ambiente

5 de junho, sábado 

9h às 12h – Comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente no Parque Ecológico do Córrego Grande.
Distribuição de mudas nativas e de Pancs (plantas alimentícias não convencionais).
Distribuição de composto orgânico e cepilho (Levar embalagem para acondicionar como baldinhos de até 15 litros por pessoa).
14h – Entrega de mudas nativas nos pontos de vacinação contra Covid-19 na Avenida Beira Mar Continental e Centro de Eventos Governador Luiz Henrique, em Canasvieiras.

6 de junho, domingo

10h – Entrega de mudas nativas na Avenida Beira Mar Norte.

7 de junho, segunda-feira

10h – Entrega de 100 mudas de Figueira pelo Figueirense, em comemoração ao centenário do clube, na Lagoa do Peri.
19h – Oficina online sobre compostagem em sistemas fechados pelo Youtube e Facebook da Prefeitura de Florianópolis.

8 de junho, terça-feira

8h30 – Início da coleta seletiva monomaterial de vidro e orgânicos em 97 condomínios do Itacorubi.
15h – Conversa online sobre Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas 2021-2030 pelo Youtube e Facebook da Prefeitura de Florianópolis.
19h – Conversa online sobre o Dia dos Oceanos pelo Youtube e Facebook da Prefeitura de Florianópolis.

9 de junho, quarta-feira

15h – Roda de conversa sobre Ecossistema Lagoa Pequena, no local, com transmissão simultânea pelo Youtube e Facebook da Prefeitura de Florianópolis.
19h – Curso online sobre gerenciamento de resíduos em condomínios pelo Youtube e Facebook da Prefeitura de Florianópolis.

10 de junho, quinta-feira

15h – Conversa online sobre atuação da Prefeitura de Florianópolis nos planos de recuperação de área degradada (Prads) pelo Youtube e Facebook da Prefeitura de Florianópolis.
19h – Lançamento online do portal de dados Sanear Floripa pelo Youtube e Facebook da Prefeitura de Florianópolis com equipe do Floripa Se Liga na Rede.

11 de junho, sexta-feira

10h – Roda de conversa sobre Cultiva Floripa na Escola Batista Pereira, no Ribeirão da Ilha, com transmissão simultânea pelo Youtube e Facebook da Prefeitura de Florianópolis.


Comente com o Facebook