Para impedir que aves batam contra vidraças, as janelas da sede da Secretaria do Meio Ambiente de Balneário Camboriú (SEMAM) foram adesivadas na semana passada. Como a secretaria está localizada em uma área de mata, no Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta, na rota de aves, o choque desses animais nas janelas de vidro era recorrente.
“As aves batiam nos vidros e algumas iam a óbito. Com os adesivos, isso não acontecerá mais, pois a película impede a reflexão nos vidros, e as aves enxergam a barreira visual. Se o vidro fica sem nada, reflete o céu ou as plantas, e a ave entende que ele é uma continuidade”, diz a secretária do Meio Ambiente, Maria Heloisa Furtado Lenzi. O material utilizado pela SEMAM como barreira visual foi o perfurade (adesivo perfurado).
No mundo, uma das principais causas de mortes de aves em áreas urbanas são os choques contra as vidraças de construções e prédios. De acordo com a secretária, medidas simples, como o uso de adesivos ou mesmo cortinas, podem ser adotadas nas residências e prédios comerciais para impedir acidentes.
____________________
Secretaria do Meio Ambiente
(47) 3267-7080
Diretoria de Comunicação
Jornalista: Silvana de Castro
Fotos: Maria Heloisa Furtado Lenzi/SEMAM
(47) 3267-7022