- PUBLICIDADE GOOGLE-

Modelo de apoio aos Comitês de Bacias é case em jornada de capacitação da ANA


Imagem: Divulgação

Continua após o anúncio

O modelo de apoio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), por meio da Secretaria Executiva de Meio Ambiente (Sema), aos Comitês de Bacias Hidrográficas serviu de case na Jornada de Capacitação para Colegiados do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH). A apresentação foi na quinta-feira, 29, tendo como tema Sustentabilidade Administrativa e Financeira no Funcionamento dos Comitês Estaduais: Secretarias Executivas, Fontes de Recursos e Termos de Cooperação.

Durante a jornada, que contou com cases de outras regiões do país, o secretário Executivo da Sema, Leonardo Ferreira, explicou como funciona o modelo catarinense de apoio aos comitês, chamado de Entidades Executivas. Iniciativa que fortalece a gestão descentralizada dos recursos hídricos nas bacias hidrográficas. O secretário também destacou os investimentos, boas práticas e experiências, além de apresentar o planejamento para o próximo ciclo, os planos e outras ações para a conservação da água no Estado.

Continua após o anuncio

“O modelo de SC é único no Brasil e busca um gerenciamento sustentável aliado à inovação, para trazer cada vez mais qualidade e eficiência na gestão hídrica de Santa Catarina. Só nos últimos anos, foram investidos mais de R$ 6 milhões para apoiar os comitês de bacia”, ressalta Ferreira.

Santa Catarina tem 10 regiões hidrográficas e 16 bacias. Possui o plano estadual e quase todas as bacias têm planos regionais elaborados. Apenas os Comitês do Rio do Peixe e Canoas não possuem, mas a execução dos dois deve iniciar em breve.

Continua após o anúncio

“Para assegurar água de boa qualidade à atual e às futuras gerações e dar diretrizes sobre o uso da água, já estamos trabalhando em um novo modelo de apoio aos comitês. A ação vai trazer benefícios, ganhos técnicos e melhorar o que foi apreendido em lição, como é o caso das dificuldades encontradas ao realizar uma prestação de contas”, explica o secretário.

A Jornada

Os encontros da Jornada de Capacitação são realizados para promover o intercâmbio de experiências sobre a atuação dos comitês na gestão das águas do Brasil e fazem parte das Trilhas de Aprendizagem para Comitês de Bacia Hidrográfica e Conselhos de Recursos Hídricos.

Mais informações para a imprensa:
Mariane Lidorio
Assessoria de Comunicação
Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável – SDE
Fone: (48) 3665-4298 / 99601-1488
E-mail: [email protected]
Site: www.sde.sc.gov.br

Fonte: Governo SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais