- PUBLICIDADE GOOGLE-

Governo de Criciúma recebe Moção de Aplauso pelo destaque nacional em transparência


Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Continua após o anúncio

A reestruturação do Portal da Transparência e a premiação nacional que transformou Criciúma na cidade mais transparente de Santa Catarina, segunda do Sul do país e 9ª em todo o Brasil, foram responsáveis pela Moção de Aplauso do Legislativo, aprovada na casa e entregue na tarde desta sexta-feira (23), ao prefeito Clésio Salvaro e equipe da Diretoria de Tecnologia da Informação. “Sempre cobramos transparência e além do que a Lei exige, fizemos mais, o que gerou esta premiação. Agradecemos os vereadores pelo reconhecimento e nos responsabilizamos em manter e ampliar ainda mais este canal com a população”, destacou o prefeito Clésio Salvaro.

A Moção de Aplauso teve 16 das 17 assinaturas possíveis na Câmara de Vereadores de Criciúma. O presidente da casa, vereador Arleu da Silveira, também enfatizou a importância do portal para a cidade. “Acompanhamos todo o processo e sabemos do trabalho empregado para chegar a este patamar de destaque nacional. Nossos poderes lidam com recursos públicos e a transparência é fundamental para que a população saiba o que está sendo feito por seus representantes”, afirmou o presidente.

Continua após o anuncio

Conforme o diretor de Tecnologia da Informação, Tiago Pavan, “o setor é um norteador no assunto, mas é um trabalho de todos os gestores, funcionários e departamentos da administração. Todas as plataformas estão integradas ao Portal da Transparência”, explicou.

Destaque Nacional

Continua após o anúncio

Criciúma foi considerada a cidade mais transparente de Santa Catarina, a segunda do Sul do país e a 9ª em todo o Brasil. O mérito veio pelo recebimento da nota 9.95 na 2ª edição da Escala Brasil Transparente (EBT) – Avaliação 360°, realizada pela Controladoria Geral da União (CGU). O processo avaliou 665 municípios com mais de 50 mil habitantes. A CGU avalia a transparência ativa e passiva. A ativa é o acesso à informação que não é obrigatório por lei, mas que a prefeitura julga ser importante à população. Já a passiva é a transparência que é obrigatória por meio da legislação.

Portal da Transparência

O Portal da Transparência (transparencia.criciuma.sc.gov.br) foi repaginado em 2019, e conta com tutorial, glossários e acessibilidade. O cidadão encontra informações sobre as categorias do setor público, como receitas, despesas, patrimônio, demonstrativos, licitações, compras, contratos, pessoal, obras, contas públicas, institucional, saúde, documentos oficiais, convênios, legislativo e carta de serviços.

Além disso, a plataforma também tem um espaço para o acompanhamento das obras em Criciúma, podendo verificar as já concluídas e as que estão em andamento.

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais