Blumenau registra um total de 394 óbitos por Coronavírus
Blumenau registrou mais um óbito, somando agora 394 mortes por Coronavírus no município. Nesta segunda-feira, dia 29, foi confirmada a morte de um homem de 83 anos, com comorbidades, que estava internado desde o dia 20 de março.
Blumenau registra ainda nesta segunda-feira, um total de 47.877 casos confirmados de Coronavírus (Covid-19), 139 a mais do que registrado no último domingo, dia 28, quando o município contabilizava 47.738 casos da doença. Dos casos novos diagnosticados, cinco foram por meio do RT-PCR, cinco por testes rápidos e 129 de antígeno. O teste de antígeno para Covid-19 é rápido e capaz de detectar a proteína do nucleocapsídeo viral do SARS-CoV-2.
Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já fez 159.126 testes para Covid-19. Somente nesta segunda-feira, dia 29, foram processados 695 exames. Entre os casos positivos, 1.164 pacientes estão em tratamento. Destes, 1.022 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde.
Dos casos em análise e confirmados de Blumenau e de outros municípios, 193 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 81 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 112 em enfermaria. Destes na UTI, 64 pacientes são de Blumenau (60 confirmados e quatro em análise) e 17 pacientes de outras cidades (16 confirmados e um em análise) e a taxa de ocupação dos leitos de UTI na cidade é de 100%, além disso, 15 leitos de guerra estão ativados. Já em enfermaria são 89 pacientes de Blumenau (82 confirmados e sete em análise) e 23 de outros municípios (21 confirmados e dois em análise), com taxa de ocupação de 63,3%. Além disso, os hospitais da cidade prestaram 392 atendimentos, com 73 deles decorrentes de síndromes gripais.
O município contabiliza também 46.319 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados.
A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem ficar em casa. O poder público também reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.
Prefeitura atualiza casos positivos de Covid-19 na educação
Nesta segunda-feira, dia 29 de março, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), atualizou os números de professores, colaboradores e alunos com resultado positivo para Covid-19 nos educandários. Entre os dias 22 e 25 de março, 42 educandários foram atendidos. Neste período, 13 professores, sete colaboradores e 32 alunos tiveram diagnóstico positivo para Coronavírus. Os dados incluem profissionais e estudantes da rede pública municipal e estadual, além da rede privada de ensino.
Dos 36 mil alunos da rede municipal, apenas 16 estudantes tiveram diagnóstico positivo para o vírus – equivalente a 0,04%. Já entre os mais de 3,3 mil professores efetivos e ACT´s da rede municipal de ensino, apenas nove tiveram diagnóstico positivo – o que representa 0,27%.
De acordo com o Plano de Contingência Municipal para Educação (PlanCon), o diretor de cada educandário é responsável por comunicar os pais dos alunos das turmas onde foi diagnosticado o caso positivo de Covid-19 – havendo quebra de barreira.
O que é quebra de barreira?
A quebra de barreira, segundo o Ministério da Saúde (MS), define que pessoas sem sintomas que tiveram contato próximo, ou seja, contato físico direto (ex.: apertando as mãos) ou estiveram a menos de 1,5m de distância por um período mínimo de 15 minutos sem utilização de máscara com o alguém que teve resultado positivo para Covid-19. Estas pessoas devem ser afastadas de suas atividades coletivas e podem testadas entre o 5º e 10º dia após o contato.
Blumenau aplicou nesta segunda-feira 1.680 vacinas entre 1ª e 2ª doses
Nesta segunda-feira, dia 29, foram aplicadas 1.383 vacinas da primeira dose, somando 27.905 até o momento. No mesmo dia foram aplicadas 297 vacinas da segunda dose, totalizando 10.943. O município segue as determinações da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde (MS) e as deliberações da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) do Governo do Estado. Com a chegada de novas remessas de imunizante a prefeitura vai divulgando em seus canais oficiais (site e redes sociais) os grupos prioritários que podem se vacinar conforme o Plano Municipal de Imunização.
Central de Monitoramento
A Central de Monitoramento possui uma linha de atendimento para receber ligações da população, de segunda a sexta, das 8h às 17h, por meio do telefone 3381-6587. Neste número é possível esclarecer dúvidas sobre o monitoramento e outros procedimentos envolvendo cuidados e afastamento decorrentes da Covid-19 em Blumenau. As dúvidas sobre os resultados dos exames podem ser sanadas pelo telefone 3381-7200, durante a semana, das 8h às 17h.
Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual
A comunidade pode contar com atendimento virtual, sem sair de casa, por meio do Alô Saúde Blumenau, em dois canais de comunicação. Pelo telefone 156, opção 2 ou no canal de Whatsapp, no telefone (48) 4042-0330. As pessoas que precisarem de atendimento psicológico, contam com serviço virtual oferecido por psicólogos da Semus. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h – por meio do link https://med.lectorlive.com/semus.
Atendimento Rápido Covid-19 nos bairros e Ambulatório da Vila Germânica fazem 416 testes
O Ambulatório Referência para Casos Suspeitos de Coronavírus localizado no Setor 3 do Parque Vila Germânica continua com atendimento todos os dias da semana, agora com atendimento estendido até meia-noite, aos sábados e domingos, das 7h às 19h.
Durante a semana, o Atendimento Rápido Covid-19 anexo ao Hospital Universitário da Furb, AG Velha, AG Itoupava e no AG Garcia, possui horário estendido, de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h. Nos sábados e domingos, com exceção do HU da Furb, estes locais atendem das 7h às 19h. No Atendimento Rápido Covid-19 anexo ao AG Escola Agrícola, o atendimento ocorre em horário habitual, somente de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h.
Nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF), os profissionais da Semus estão trabalhando para atender situações relacionadas a outras patologias, que não estejam ligadas à Covid-19. O objetivo é dar segurança aos pacientes e garantir o atendimento àqueles que necessitam. Somente nesta segunda-feira, dia 29, as unidades fizeram 716 atendimentos e 416 coletas para exames RT-PCR e Antígeno.
postada em 29/03/2021 18:38 – 144 visualizações
Fotos