Centro Educacional Tomaz Francisco Garcia comemora 40 anos de história

    Uma das escolas mais antigas da Rede Municipal de Balneário Camboriú completa, neste dia 9 de junho, 40 anos de existência. A data, em respeito ao isolamento social imposto pela pandemia do Covid-19, não será comemorada junto à população, apenas lembrada e reverenciada pelas redes sociais. A Instituição, localizada no Bairro dos Municípios, atende 574 alunos, do 1° ao 9° ano do ensino fundamental.

    A escola Tomaz, que iniciou há 40 anos com um espaço físico reduzido, conta hoje com uma grande e confortável estrutura. São 22 salas de aula; laboratórios de ciências e de informática; secretaria; salas de supervisão, orientação e direção; sala de apoio pedagógico; sala de recursos multifuncionais; Banheiros feminino e masculino; quadra de esportes coberta; sala de educação física; pátio coberto; biblioteca; fraldário; banheiros para pessoas com deficiências; lavanderia; bicicletário e um elevador plataforma.

    “A escola Tomaz vem recebendo melhorias ao longo do nosso governo. Recentemente  concluímos mais uma obra, onde beneficiamos a Instituição com biblioteca, fraldário, banheiros para pessoas com deficiências; lavanderia; bicicletário e um elevador plataforma, uma antiga e importante  reivindicação da comunidade escolar. É para nós motivo de orgulho participar desse momento histórico, os 40 anos de um dos colégios mais antigos de Balneário Camboriú”, registra o prefeito Fabrício Oliveira.

     

    História

    Em 09 de julho de 1980 foi criado pelo decreto nº 1208/80, a Escola Básica Municipal Tomaz Francisco Garcia, situada na Rua Biguaçu, 841 – Bairro dos Municípios – Balneário Camboriú.

    Seu terreno foi doado por Tomaz Francisco Garcia, residente em Ribeirão da Ilha, Florianópolis, que chegou na cidade de Camboriú por volta de 1926, juntamente com seu irmão, um dos fundadores da cidade.

    Em 1986, teve início o Pré-Escolar através do Decreto nº 1761/87, recebendo a denominação de Pré-Escola Tomaz Francisco Garcia, com todo o recurso pedagógico e físico necessário.

    Em 1993, através do Parecer 228/93 foi aprovado o funcionamento de 5ª a 8ª séries.

    No ano de 1998, as instituições da Rede Pública Municipal passaram a denominar-se Escola, conforme a Lei nº 1785/98, assim sendo essa entidade passa a denominar-se, Escola Municipal Tomaz Francisco Garcia.

    A partir do ano de 2007, mais precisamente na data de 16 de julho do mesmo ano, através do decreto nº 4.743, as Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino de Balneário Camboriú, passam a denominar-se Centro Educacional Municipal. O nome da escola fica alterado para  Centro Educacional Municipal Tomaz Francisco Garcia.

    Comente com o Facebook