Auri Pavoni diz que BR-101 é entrave ao progresso de Balneário Camboriú e região

Gabinete do vereador Bola(PSDB) promoverá reunião pública sobre o assunto

O pré-candidato a prefeito de Balneário Camboriú, Auri Pavoni, tem estudos mostrando os enormes prejuízos causados pelas deficiências da BR-101 e a urgência de encontrar uma solução, pois toda a economia da cidade e da região é gravemente afetada.
Auri apresentará esses estudos em reunião pública convocada pelo vereador Aldemar “Bola” Pereira, no dia 16 de março, às 19h, na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú.
“A conta é simples de entender: não adianta ter o pedágio mais barato do Brasil, economizar um real e gastar 10 a mais de combustível com o para e anda de uma BR-101 engarrafada” explica Auri.
O pré-candidato a prefeito lembra que devido à falta de vias marginais, pontes e viadutos, os caminhões e outros veículos em serviço não conseguem a produtividade ideal. “Um transportador que poderia fazer duas vezes o trajeto de Araquari ao porto de Navegantes, só consegue produzir uma viagem por dia” exemplificou Auri.
O mais grave, alerta o pré-candidato, é que faltam, 14 anos para encerrar a atual concessão, não existem novos investimentos previstos em contrato e isso vai asfixiar nossa região.
“Já está acontecendo de turistas desistirem de vir para cá, porque uma viagem de Curitiba a Balneário, que deveria durar três horas, está demorando até 10”, enfatiza Auri.
Ele diz que a solução para obter os recursos necessários à revitalização da BR-101, no trecho entre Tijucas e Barra Velha, construindo todas as pontes, viadutos e vias marginais, está em ajustar um pouco o preço do pedágio, para obter lucro através da economia de tempo e combustível.
“As pessoas não gostam nem de escutar falar em ajuste de preço, mas as convido a fazerem as contas para ver que da forma como está nos custa muito mais”, compara o pré-candidato.
Na esteira dos estudos iniciados por Auri, o reputado engenheiro Newton Walter Gava, produziu em 2018 o relatório “Custos Sociais dos Congestionamentos – Travessia de Navegantes e Itajaí”, relativo apenas ao pequeno trecho da BR-101 que afeta as duas cidades, concluindo que um investimento de R$ 500 milhões traria benefícios sociais de R$ 1,7 bilhão.
São esses estudos que Auri pretende apresentar, juntamente com o vereador Bola e outras pessoas preocupadas com o futuro de Balneário Camboriú, visando motivar a sociedade em busca de uma solução para a rodovia.
“Estamos há 15 anos esperando as pontes sobre o rio Camboriú, e depois desse tempo todo só temos uma e pela metade, isso precisa mudar” finalizou Auri.

 

Reunião pública sobre obras para solucionar os constantes congestionamentos da BR 101 acontecerá no dia 16 de março

O vereador Aldemar Pereira – Bola realizará uma reunião para debater sobre obras que solucionem os constantes congestionamentos da BR 101 entre as cidades de Itajaí, Balneário Camboriú e Itapema. Acontecerá no dia 16 de março às 19h, no Plenário da Câmara de Vereadores, na Avenida das Flores, n° 675, Bairro dos Estados.

A reunião tem a finalidade de discutir assuntos como o das obras das pontes das Avenidas Marginais da BR 101, divisa de Itajaí com Várzea do Ranchinho, o elevado em frente à UNIAVAN, o acesso norte, na divisa de Itajaí pelo bairro Ariribá, o elevado em frente ao posto Irmão da Estrada, as obras dos bolsões das marginais Leste e Oeste, o acesso do bairro Nova Esperança pelo túnel do PA da Barra, a saída do Estaleiro para a BR 101 e os demais assuntos referentes ao trânsito nas Avenidas Marginais.

O encontro foi solicitado pelos moradores e usuários das marginais, agendado pelo gabinete do vereador Aldemar Pereira – Bola. Foram convidados o engenheiro Auri Pavoni, o secretário de Planejamento e vice-prefeito de Balneário Camboriú, Carlos Humberto, Polícia Rodoviária Federal, Arteris Litoral Sul, Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, Foro Metropolitano da Foz do Rio Itajaí Açu, EMASA, todos os vereadores e outros convidados.

A reunião é pública e aberta à comunidade e imprensa.

Notícias de Balneário Camboriú - SC HOJE News

Comente com o Facebook