O objetivo do ReciclaBC para 2020 é superar o desempenho de 2019, ano que ficará marcado na história de Balneário Camboriú pelos recordes obtidos pelos seus moradores na separação de resíduos para reciclagem.
No último trimestre de 2019, quando o ReciclaBC atingiu a maturidade de funcionamento, a coleta de resíduos recicláveis aumentou em média de 67% na comparação com igual período de 2018.
Isso coloca o ReciclaBC entre os mais bem sucedidos programas de reciclagem já desenvolvidos no país.
Para 2020, está prevista a construção de um novo centro de triagem de reciclados, na Várzea do Ranchinho, projetado para ser um dos mais modernos do país.
Com o novo centro de triagem, será possível fortalecer um número maior de cooperativas de catadores, medida necessária diante do sucesso do ReciclaBC, que coleta quantidades crescentes de recicláveis e doa a organizações sociais com o objeto de geração de trabalho e renda.
As campanhas de sensibilização em favor da reciclagem também terão continuidade junto às escolas e comunidade em geral.
Alguns caminhões do ReciclaBC estão com novos desenhos, mas continuam identificados pela logomarca da Ambiental e o uniforme dos funcionários envolvidos na coleta não sofreu alteração.
SAIBA MAIS SOBRE O RECICLABC
Pergunta: ainda não faço parte da coleta seletiva, como posso participar?
Resposta: verifique o dia que o caminhão passa em sua rua e coloque os recicláveis para serem recolhidos.
Pergunta: qual o dia que o caminhão passa na minha rua?
Resposta: a tabela está sempre atualizada em https://reciclabc.com.br/coleta/
Pergunta: a mesma equipe recolhe o lixo comum e o reciclável?
Resposta: não, são equipes e caminhões diferentes que recolhem em dias e horários distintos.
Pergunta: já vi o caminhão misturar lixo comum com o reciclável, por qual motivo isso ocorreu?
Resposta: o reciclável deve ser posto para recolher somente no dia de passagem do caminhão específico, para evitar que o coletor confunda os resíduos.
Pergunta: quais resíduos são recicláveis?
Resposta: basicamente plásticos, vidros, metais e papéis limpos. Fraldas descartáveis e papel higiênico usados não são recicláveis. Lâmpadas fluorescentes, cartuchos de impressoras, pilhas, baterias e aparelhos eletrônicos devem ser entregues onde foram comprados, pois fazem parte da logística reversa.
Pergunta: como devo separar o reciclável?
Resposta: os resíduos devem ser separados em lixo comum e reciclável. No dia da coleta o reciclável, deve ser posto para recolhimento pela equipe específica.
Pergunta: o que é feito com os recicláveis recolhidos?
Resposta: são entregues para cooperativas de reciclagem da região. Está prevista para 2020 a construção de uma Central de Valorização de Materiais, na Várzea do Ranchinho, onde as cooperativas poderão trabalhar e aumentar a renda proveniente dos recicláveis.
Pergunta: onde estão localizados os ecopontos e o que eles recebem?
Resposta: na praça da Barra, na Terceira Avenida altura da rua 2870, na Praça Higino Pio e na Avenida Palestina esquina com rua Paraguai.
Eles funcionam 24 horas por dia e durante o dia tem um monitor prestando orientações. Eles recebem metais, plásticos, vidros, lâmpadas, pilhas e baterias. A entrega de lâmpadas, pilhas e baterias nos ecopontos é reservada apenas a pequenos geradores, pessoas com grandes volumes devem procurar quem lhes forneceu os produtos para encaminhar à logística reversa.