Na madrugada deste domingo (19), 75 presos fugiram de uma prisão de Pedro Juan Caballero, no Paragui. Os criminosos fazem parte do PCC (Primeiro Comando da Capital). A fuga aconteceu por um túnel que liga o pavilhão B da unidade – onde os presos estavam – com a área externa da prisão.
Cerca de 200 sacos de terra – retiradas para que o túnel fosse feito -foram encontrados em uma das celas do presídio. A organização criminosa tem forte atuação no tráfico de drogas do país vizinho.
Informações preliminares informaram que 90 presos haviam fugido, no entanto, após a contagem foi verificado que 75 conseguiram escapar. Do toral de fugitivo, 50 estavam no último andar do Pavilhão B e 25 no térreo, onde o túnel foi escavado.
O diretor da penitenciária, Christian González, o chefe de segurança e os chefes de guarda, foram demitidos. O diretor geral dos estabelecimentos penitenciários Víctor Servián também foi demitido. A ministra da Justiça local, Cecilia Pérez, disse para a rádio ABC Cardinal que “é categórico que houve corrupção”.
Com infromaçoes do CLICRDC