Equipes de vacinação contra febre amarela intensificam atuação em Balneário Camboriú

    Com o intuito de alertar a população sobre a importância da vacinação contra a febre amarela, a Vigilância Epidemiológica de Balneário Camboriú, desde esta quarta-feira (02), está promovendo intensificação da campanha de vacinação levando as doses da vacina de casa em casa nos bairros da cidade que estão localizados em borda de mata. A iniciativa é um plano de ação elaborado pelo Ministério da Saúde de Santa Catarina, que analisou a movimentação do vírus pelo litoral catarinense, por meio das regiões que possuem fragmentos da Mata Atlântica.

    A ação busca vacinar o maior número de pessoas até o fim do mês de outubro. Até agora, 45% da população foi vacinada. Os agentes comunitários de saúde estarão nos bairros de Balneário Camboriú devidamente uniformizados e com crachá de identificação. Levam um questionário, solicitado pelo Ministério da Saúde, e irão conferir a carteira de vacinação dos moradores. Caso necessite, a dose da vacina será aplicada na hora.

    A diretora da Vigilância Epidemiológica, Adriana Ribeiro, declara que a ação procura ressaltar o cuidado. “Devemos nos prevenir, e a única forma para isso é por meio da vacinação. A transmissão da febre amarela é pela picada do mosquito. Estudos recentes realizados pelo Ministério da Saúde comprovam que o vírus percorre 3 km/dia pela mata atlântica que corta o Estado”, afirma Adriana.

    As vacinas também estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), inclusive naquelas que tem atendimentos em horário estendido até às 21h30 (Unidades dos bairros Ariribá, Barra, Nações e Vila Real).