Escassez de água e despedida de Walmor de Luca ganham destaque na sessão da Alesc

A escassez de água no estado, que atinge a cidade e o campo, e a despedida da deputada Ada de Luca (MDB) do companheiro de 53 anos de vida conjugal, Walmor de Luca, que morreu no último dia 9 de setembro, ganharam destaque na sessão de quarta-feira (18) da Assembleia Legislativa.

“Situação difícil de várias famílias com a escassez de água, os rios estão definhando, as nascentes estão desaparecendo e se não enfrentarmos essa grave situação com políticas públicas e iniciativas pessoais, de grupos e de entidades, infelizmente alguns espaços de Santa Catarina virarão desertos”, alertou padre Pedro Baldissera (PT).

O parlamentar convidou os colegas e a comunidade para participarem do seminário “Meio ambiente e sociedade”, que acontecerá dia 20, a partir das 8h, no centro de eventos Antonio Ferronato, em Salto Veloso, no Meio Oeste.

Já a deputada Ada de Luca agradeceu emocionada a solidariedade que recebeu pela morte do companheiro Walmor de Luca, ex-deputado federal e liderança respeitada no estado e no país.

“Quero agradecer os poderes que se solidarizaram com a minha dor e a dor da minha família, em especial ao deputado Julio Garcia (PSD), que suspendeu as atividades da Assembleia no dia do sepultamento”, declarou Ada, que também agradeceu o governador do estado, o prefeito de Içara, o senador Dário Berger (MDB), os ex-governadores Casildo Maldaner, Paulo Afonso, Raimundo Colombo e Eduardo Moreira, além de deputados, prefeitos, vereadores e correligionários.

“Nunca estamos preparados para despedidas”, admitiu, emocionada, a deputada.

Moacir Sopelsa (MDB), Luciane Carminatti (PT), Mauro de Nadal (MDB), Milton Hobus (PSD), Fernando Krelling (MDB), Jerry Comper (MDB), Felipe Estevão (PSL) e Ismael dos Santos (PSD) expressaram solidariedade à parlamentar.

“As lágrimas secam, mas a saudade aumenta”, falou Sopelsa, que lembrou da época em que foi prefeito de Concórdia e da ajuda que recebeu de Walmor, então presidente da Telesc, para instalar 1,5 mil linhas de telefone.

“O que fica na vida são as coisas que a gente fez”, avaliou Carminatti, que destacou os 53 anos de convivência familiar e política do casal de Luca.

“A tua fala expressa a ternura da convivência de anos em família e na política”, registrou Mauro de Nadal, vice-presidente da Casa.

“Uma história de vida longa familiar e política, lá em casa ninguém quer falar de política, só eu”, confessou Hobus.

“A morte rouba a presença, mas não roubará a lembrança daqueles que amamos”, filosofou Krelling.

“Fica o nosso sentimento de carinho e respeito por você, aqui tem mais 39 companheiros que estão do seu lado”, indicou Comper.

“A perda de alguém não tem palavras que confortem, que o Espírito Santo conforte teu coração e da tua família”, expressou Estevão.

“Uma biografia que honra e orgulha o estado e todos nós, mestre Jesus, no evangelho de João, diz que “não se turbe o vosso coração, crede em Deus e em mim, porque na casa do meu pai há muitas moradas”, citou Ismael.

Campanha difamatória contra a PM
Ana Caroline Campagnolo (PSL) denunciou uma suposta campanha difamatória contra a Polícia Militar e identificou uma professora de Caçador que fala aos alunos sobre a possibilidade de um policial militar bolsonarista “deixar uma mulher apanhar”.

Felipe Estevão concordou com a colega e relatou espanto com visita que fez a uma universidade.

“O que vi ali foi baderna, rebeldes sem causa, ovelhas sem pastor”, resumiu o representante de Laguna.

Acaert
Maurício Eskudlark (PL) e Ricardo Alba (PSL) ressaltaram a visita que dirigentes da Acaert fizeram ao Parlamento.

“A Acaert tem se destacado no âmbito federal pelas ações que tem desenvolvido em prol da democracia e do nosso estado, foi recebida pelo presidente Jair Bolsonaro”, informou Eskudlark.

“Parabenizo a Acaert pelo trabalho feito”, afirmou Alba.

Inauguração da Deic
Eskudlark repercutiu na tribuna a inauguração do prédio que sediará a Deic, em São José.

“Foi a inauguração oficial, a Deic sempre pagou aluguel, prédios sem condições, mas tem 11 delegacias especializadas e o maior índice de solução de crimes, enquanto a média nacional é de 7%, aqui é de 80%”, comemorou o ex-chefe da Polícia Civil.

Homenagem à Polícia Civil
Eskudlark também registrou sessão solene da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú alusiva aos 207 anos da Polícia Civil.

“A segurança pública e a saúde são duas áreas em que o cidadão chega fragilizado, é onde precisa encontrar apoio, quando o policial dá apoio, ele é fundamental para restabelecer a paz e a ordem social”, avaliou Eskudlark.

Instituto Leonardo Macarrão
Eskudlark ainda homenageou o Instituto Leonardo Macarrão, de Balneário Camboriú.

“O instituto tem um projeto de jiu-jitsu para cerca de 130 crianças de oito a 14 anos, ensinam defesa pessoal, respeito às pessoas, formação da personalidade, quem pratica artes marciais aprende primeiro a respeitar.”

Jessé Lopes (PSL) e Felipe Estevão, ambos praticantes de jiu-jitsu, lembraram a disciplina, a austeridade e a hierarquia vigente no tatame.

Estadualização do porto de Laguna
Felipe Estevão anunciou que amanhã, quinta-feira (19), o governador irá a Laguna para estadualizar o terminal pesqueiro da cidade.

“Iniciamos um luta para estadualizar o porto de Laguna, uma batalha árdua, contínua, fomos a São Paulo, reuniões na Codesp, ministérios em Brasília, depois de toda uma batalha burocrática pedimos ao governador que abraçasse a causa, conversamos com a SC Parcerias e daí a coisa foi tomando corpo. Hoje foi alinhado com os governo federal e estadual e amanhã o governador desce em Laguna para declarar a estadualização”, comemorou Estevão.

Blumenau: capital dos transplantes
Ricardo Alba anunciou que o governador sancionou lei de sua autoria reconhecendo Blumenau a capital catarinense de transplantes de órgãos.

Seminário da Unale
Kennedy Nunes (PSD) agradeceu o apoio da Casa, em especial das deputadas Marlene Fengler (PSD) e Ada de Luca, para o sucesso do seminário realizado pela Unale no auditório Antonieta de Barros.

“Estamos criando uma política pública para combater o suicídio, a automutilação, a violência contra as mulheres e gestão do Sistema Único de Segurança Pública”, revelou Kennedy, que exibiu vídeo com os melhores momentos do seminário.

PATROCINADO
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Leia Mais

Previsão do Tempo

Balneário Camboriú
nuvens quebradas
20 ° C
21 °
20 °
99 %
5.1kmh
75 %
sáb
21 °
dom
23 °
seg
24 °
ter
26 °
qua
26 °

Mais Lidas

-PUBLICIDADE-