A paciente que contraiu a doença tem 21 anos. “É o primeiro caso na cidade, mesmo que seja importado, isto serve de alerta à população sobre a importância da imunização. Hoje finalizamos os trinta dias de bloqueio e conseguimos efetivamente fazer o bloqueio em todos os lugares que essa paciente passou, ou seja, todas as pessoas foram vacinadas e nenhum delas desenvolveu o sarampo”, afirma a secretária de Saúde, Andressa Haddad. Há 20 Balneário Camboriú não registrava nenhum caso de sarampo no Município.
O boletim epidemiológico foi publicado nesta quarta-feira (04) pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE). Do início do ano até a primeira semana de setembro foram registrados 162 casos suspeitos de sarampo em Santa Catarina. Deste total, 121 casos foram descartados, 24 estão em investigação e 17 casos foram confirmados. Em Balneário Camboriú, um caso de sarampo foi confirmado.
A vacinação é única forma de prevenir esta doença grave. As doses de sarampo estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde, inclusive, aquelas que trabalham com o horário estendido até as 21h30, são as UBS dos bairros Ariribá, Barra, Nações e Vila Real.
Além disso, a Vigilância Epidemiológica de Balneário está realizando ações com o intuito de promover a imunização de toda a população, tais como o Atlântica Ativa realizado aos domingos, na Avenida Atlântica, das 8h às 11h30; e a vacinação em pátio de supermercados da cidade (esta semana o trailer da saúde está estacionado no supermercado Angeloni, na Avenida do Estado, 2440, Bairro das Nações). As doses de sarampo e febre amarela estão sendo aplicadas das 8h às 17h.