O deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) anunciou na Assembleia Legislativa que técnicos da Secretaria de Educação do Estado estiveram nesta terça-feira (27), na cidade de Corupá, realizando uma visita técnica para avaliar na prática a viabilidade da adição da biomassa de banana verde na merenda escolar dos alunos da rede publica estadual de ensino, prática que já vem sendo feita desde o ano passado no município.
Os técnicos estiveram nas escolas e creches da cidade, na prefeitura e na sede da cooperativa dos produtores. A vistoria foi acertada uma reunião no mês passado, agendada pelo deputado Caropreso com secretário de Educação do Estado, Natalino Uggioni, e produtores.
Se o teste apresentar resultados positivos e dentro das normas nacionais de distribuição de merenda escolar, o Estado iniciará a adição de biomassa da banana verde na merenda das escolas da região visando à expansão da prática para todo o Estado.
Caropreso também agradeceu o apoio ex-vereador Loreano da Costa (Kutcha), e dos atuais vereadores do município, Felipe Rodrigues e Alaor Duarte.
O deputado Caropreso é autor de um projeto de lei protocolado ano passado na Assembleia Legislativa que tem como objetivo a introdução da fruta na alimentação dos alunos da rede estadual de ensino.
“Uma alimentação saudável garantirá um maior rendimento escolar e mais qualidade de vida aos nossos estudantes que estão, na sua maioria, em fase de crescimento. Essa utilização é ainda mais adequada quando analisamos a alta produção de banana e de pescados em nosso estado” pontuou.
Segundo o parlamentar, a biomassa de banana verde é rica em vitaminas C, B1 e B6, Betacaroteno e tem alto teor de fibras. Ela pode ser utilizada na produção de biscoitos, pães, vitaminas e em molhos.
Caropreso ainda salienta sobre a questão econômica. “Em Santa Catarina temos 29,5 mil hectares de pés de banana. Na região norte a cadeia produtiva da bananicultura é formada por 1.758 famílias dos municípios de Araquari, Barra Velha, Corupá, Garuva, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Joinville, Massaranduba, São Francisco do Sul, São João do Itaperiú e Schroeder. O município com maior produção é Corupá”, lembrou o deputado.