- PUBLICIDADE GOOGLE-

Grupo de tabagismo promove ação no Dia Nacional de combate ao fumo em Balneário Camboriú

Para alertar a população sobre os riscos decorrentes do uso do tabaco e reforçar a existência de um grupo terapêutico aos fumantes, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro dos Municípios proporcionou uma ação no Dia Nacional de Combate ao Fumo, nesta quinta-feira (29). Durante todo o dia, os pacientes que participam e aqueles que já participaram do Grupo de Tabagismo estiveram presentes para dar informações e mostrar os benefícios do grupo.

A ação teve a iniciativa nas reuniões realizadas pela turma, com o propósito principal de incentivar aqueles que querem parar de fumar e formar multiplicadores da ideia de ambiente 100% livres do cigarro. “O intuito da ação é conscientizar a comunidade de que o tabagismo é a primeira causa de morte evitável em todo o mundo, por meio dessa mobilização conseguimos chamar participantes para o nosso grupo terapêutico”, declara a Doutora e Coordenadora do Grupo de Tabagismo, Célia Regina Hamilko.

Continua após o anúncio

Os integrantes que estavam presentes contaram a sua experiência e participação no grupo de apoio, Cleusa Evangelista da Silva parou de fumar a cinco meses e recomenda às pessoas que possuem o desejo de parar de fumar que participem do grupo de tabagismo. “Já participei de outro, mas este está sendo mais intenso, o incentivo que temos aqui é muito grande, eu fumei por 44 anos, hoje estou livre graças ao grupo. A ação de hoje também é uma vitória, tanto para os coordenadores, como também para nós que conseguimos parar de fumar”, afirma Cleusa.

Um grupo no whatsapp foi criado pela coordenadora Célia para incentivar ainda mais os membros no combate ao fumo. “Essa iniciativa é excelente, pois existem aqueles que são mais fracos e dependendo do dia a vontade bate, com este grupo no whatsapp um ajuda o outro e a doutora Célia também está mais próxima de nós”, comenta Alzira Balbinot. “O grupo de apoio não fica apenas na unidade de saúde, ele vai pra fora, estamos sempre juntos”, acrescenta Volnei Ribeiro.

Continua após o anuncio

Sobre o Grupo de Tabagismo

O grupo terapêutico funciona com quatro sessões, para que tenha uma eficiência os pacientes são chamados para entrar somente na primeira sessão e não na metade do tratamento.

Continua após o anúncio

Para participar, a pessoa que deseja parar de fumar deve comparecer a Unidade Básica de Saúde do Bairro dos Municípios, localizada na Rua Alfredo Wagner, S/N. No local, o paciente fornece algumas informações, entra em uma lista de espera para o próximo grupo e aguarda a ligação da coordenadora.

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais