Seminário na Alesc destaca trabalho voluntário nos hospitais catarinenses

A força do trabalho voluntário que atua em hospitais, que muitas vezes supre a falta de parentes dos pacientes e que fornece apoio moral, espiritual e físico a eles foi destacada nesta quarta-feira (7), durante o seminário promovido pela Comissão de Saúde em parceria com a Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, que tratou sobre o terceiro setor, planejamento estratégico, captação de recursos e políticas públicas relacionadas.

O evento reuniu representantes de 28 grupos voluntários que atuam em diversas instituições de saúde pública ou privada em Santa Catarina. O proponente do seminário e vice-presidente da Comissão da Saúde, deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), destacou que o evento teve como objetivo congregar as forças vivas da comunidade catarinense para, num esforço conjunto, planejar e executar ações que contribuam para melhoria da prestação dos serviços junto à rede pública de saúde, por intermédio da realização de evento técnico, além de ser uma oportunidade para integração, debates e ações futuras. “São pessoas que se dedicam a ajudar pacientes internados e que muitas vezes não sabem os caminhos para buscar recursos, sejam públicos ou privados. Foi um momento de troca de experiências e de valorização a essas pessoas.”

Caropreso enfatizou que também está preparando um projeto de lei para criar o Dia Estadual dos Voluntários que Atuam nos Hospitais. Para o parlamentar, é necessário envolver a sociedade civil e segmentos da gestão pública na análise do contexto atual e prospectar soluções viáveis, fomentar o trabalho voluntário nas unidades de saúde pública. “Um voluntário se desdobra e dá conforto aos pacientes. Estamos falando de doação pessoal e esse trabalho tem que ser valorizado e apoiado.”

Para o presidente da Comissão de Saúde, deputado Neodi Saretta (PT), o terceiro setor, no caso os voluntários que atuam nos hospitais, suprem uma falha que o Estado não consegue atender. “Muitas vezes é mais importante nos hospitais que em vez do enfermeiro ou do médico, o paciente receba o apoio destes voluntários, que ouvem e dão apoio a essas pessoas que estão em momento delicado.”

Exemplos de doações
Funcionando há dois anos em Jaraguá do Sul, a Casa São José, do Hospital São José, foi um dos exemplos apresentados durante o seminário. A casa, doada por um empresário do município, foi preparada para receber acompanhantes de pacientes da unidade que não têm condições financeiras para bancar os custos de hospedagem durante o tratamento. O diretor do Hospital São José, Maurício Souto Maior, relatou que neste período mais de 750 pessoas acompanhantes ficaram nesta casa, de forma gratuita, onde foram servidas 13.300 refeições, graças a um trabalho voluntário de 350 pessoas que se dedicam a ajudar pessoas em situação de revezamento de pacientes internados pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e que necessitam de permanência próxima ao hospital.

A iniciativa, inovadora na região, é fruto de uma mobilização feita pela Comissão de Voluntários do hospital, que buscou referência no Oeste de Santa Catarina e também em casas com essa finalidade no Paraná. Toda despesa da casa, como água, luz, gás e outros são mantidas por meio do trabalho deste grupo de voluntários. O local conta com 24 leitos, sendo 16 femininos e oito masculinos. O encaminhamento para o local ocorre por meio de triagem feita pela assistência social do hospital, por busca ativa ou levantamento socioeconômico. A demanda mensal por acolhimento durante a noite é de cerca de 20 pessoas.

Hospital Nossa Senhora da Conceição
Outro exemplo destacado no seminário é o trabalho desenvolvido há mais de 40 anos em Tubarão por 15 grupos de voluntários que atuam no Hospital Nossa Senhora da Conceição. De acordo com a especialista em captação de recursos do hospital, Soraia Martins, atualmente 250 pessoas da região de Tubarão atuam nestes grupos que atendem os pacientes internados no local, oferecendo desde apoio espiritual a doações de remédios e bens necessários para melhora física.

Ela falou que o Hospital Nossa Senhora da Conceição recebe mais de 100 mil internações por ano e na emergência local são mais de 7 mil casos por mês. “São pessoas que se dedicam, dia e noite, nos finais de semana e feriados atendendo os pacientes mais necessitados. Os recursos para atender os pacientes são conquistados na própria comunidade por ações voluntárias e de apoio da população. Conseguir passar tranquilidade e conforto para essas pessoas é maravilhoso.” No período da noite, será promovido na Assembleia Legislativa um ato parlamentar solene em homenagem ao voluntariado dos hospitais filantrópicos.

Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Leia Mais

Previsão do Tempo

Balneário Camboriú
nuvens quebradas
22.9 ° C
23.4 °
22.8 °
85 %
4.6kmh
75 %
seg
23 °
ter
23 °
qua
27 °
qui
23 °
sex
27 °

Mais Lidas

-PUBLICIDADE-