Evento na Alesc busca melhorar qualidade de vida de quem tem Síndrome de Down

O Parlamento catarinense reforçou nesta quinta-feira (21) seu compromisso junto às pessoas com síndrome de Down com a realização do 7º Seminário Estadual e da 6ª Jornada de Atualização sobre a doença. Neste ano, o tema escolhido foi “Ninguém fica para trás”, com palestras educativas sobre a inserção no mercado de trabalho e a saúde do sono e a audição.

Proposto pelo deputado José Milton Scheffer (PP), o evento foi promovido pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência em conjunto com a Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira e com o apoio da Federação Catarinense das Associações de Síndrome de Down. “A ideia é propor o debate, trazer conhecimentos para professores, familiares e pessoas com Down. O conhecimento é arma para combater o preconceito e promover inclusão social”, comentou Scheffer, que é autor da lei que definiu a data de 21 de março como o Dia Estadual da Síndrome de Down.

O interesse pelo assunto se comprovou com mais de 500 inscritos oriundos de todas as regiões do Estado. Presidente da Comissão na Assembleia Legislativa voltada ao tema, o deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) citou a necessidade permanente de atualizar e capacitar os profissionais de educação e as entidades que atuam com o assunto. “É fundamental que o Poder Legislativo coloque o seu braço, o seu coração à disposição da sociedade catarinense em alto nível e também de uma maneira extremamente eficiente.”

A deputada Marlene Fengler (PSD) destacou que a Escola do Legislativo, presidida por ela, tem na Síndrome de Down uma de suas preocupações e fazer o evento juntamente com os demais setores do Parlamento envolvidos “é uma oportunidade de promover a inclusão social”. O deputado Fernando Krelling (MDB), que foi secretário de Esportes em Joinville, onde trabalhou com o paradesporto, reforçou as declarações dos colegas. Afinal, segundo ele, “o amor não conta cromossomos”, fazendo alusão ao fato de que quem tem a doença conta 47 cromossomos, um a mais do que as outras pessoas.

Mãe de um filho de 18 anos que tem a síndrome, a vice-governadora do Estado, Daniela Reinehr (PSL),  também compareceu. “Eventos como esse são fundamentais para conscientizar a sociedade que essas crianças e adultos conseguem ter uma vida plena e feliz”, citou. Uma prova disso, de acordo com ela, foi a participação dos palestrantes Daniel Miranda, youtuber do canal de entrevistas “Down News”, e a educadora física Bianca Dias Tagliacozzo. Para ambos, a doença não impede um desenvolvimento consistente e sustentável.

Outra palestrante do dia, Daniele Yoshitomi falou sobre as muitas possibilidades positivas para quem convive com a doença nos dias atuais. Ela argumentou que, historicamente, a síndrome foi vista como responsável pelas dificuldades de aprendizado e de sociabilidade, quando, na verdade, o que dificulta o ato de ler e aprender vem de limitações na visão ou audição.

Para a médica, a chance de assegurar a qualidade de vida vem da atuação de quem cuida destas pessoas. E é algo que já se pode fazer, por exemplo desde a gestação, com a mãe evitando consumir alimentos de qualidade nutritiva inadequada. Quanto mais a família propiciar uma vida saudável para os filhos que têm a doença, melhor será o futuro delas. “Atualmente, essas pessoas têm conquistas que não existiam há 10, 15 anos. Muitas trabalham, casam e vivem de modo independente. Não há o que não seja possível para elas”, concluiu.

Preconceito
Á tarde, Elitan Resende profere a palestra “O preconceito nosso de cada dia”, acompanhado pelo desenhista Vítor Lanis.Na sequência, Daniel Miranda aborda o tema “Autonomia no combate ao preconceito via Youtube”. Uma mesa redonda com participantes e palestrantes marca o encerramento do seminário, que conta ainda com declarações de dirigentes da Federação Catarinense das Associações de Síndrome de Down.

PATROCINADO
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Leia Mais

Previsão do Tempo

Balneário Camboriú
nublado
21.5 ° C
21.7 °
20.6 °
96 %
4.6kmh
100 %
sex
21 °
sáb
20 °
dom
22 °
seg
24 °
ter
23 °

Mais Lidas

-PUBLICIDADE-