Ao retomar suas atividades parlamentares na Assembleia Legislativa, o deputado Leonel Pavan (PSDB), integrante da Comissão de Turismo e Meio Ambiente, já concluiu parecer e relatório favorável ao projeto de lei do deputado Milton Hobus (PSD) que oficializa a instituição da Rota Turística Caminhos de Santa Paulina.
O roteiro religioso já vem sendo praticado por peregrinos há mais de um ano e resgata o trajeto de cerca de 70 quilômetros feito a pé por Santa Paulina, a 118 anos, de Nova Trento para inaugurar a Capela do Garcia, em Camboriú, passando também pelo interior dos municípios de São João Batista, Tijucas e Canelinha.
Como forma de apoio estrutural, o município de Balneário Camboriú também foi inserido na nova rota turística e, além do parecer favorável, o deputado Leonel Pavan também apresentou emenda aditiva ao projeto no sentido de estimular a integração e intercâmbio de ações das secretarias e diretorias de turismo dos municípios que fazem parte.
“A iniciativa contribui para fomentar o desenvolvimento econômico, cultural, religioso e turístico da região, incluindo o fortalecimento da cultura italiana”, ressalta Pavan. O projeto já foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça da Alesc e a análise do parecer na Comissão de Turismo acontece após o recesso parlamentar de julho.
CALENDÁRIO OFICIAL DE EVENTOS – O deputado Leonel Pavan também protocolou proposta de projeto de lei que institui o Calendário Oficial de Eventos e Datas Comemorativas de Santa Catarina buscando consolidar a legislação neste sentido.
O parlamentar justifica que apesar do grande numero de eventos que acontecem durante o transcorrer do ano no estado, ainda não há legislação oficial neste sentido, apenas uma agenda da Santur. “Com nosso projeto, o objetivo é oficializar um calendário único e facilitar o acesso das informações aos turistas que visitam nosso estado, aos prestadores de serviços, agencias , guias de turismo e demais profissionais que atuam no setor , bem como a população em geral, além de servir ainda para intensificar a divulgação e o fomento a economia do turismo catarinense”, resume.