Foto: Richard Casas / GVG
O fortalecimento de parcerias e ações junto ao Poder Judiciário, Ministério Público de Santa Catarina, OAB e agora com o Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE) tem sido fundamental no conjunto de medidas realizadas pelo Governo do Estado para a prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher em Santa Catarina. A afirmação foi dada pela vice-governadora Marilisa Boehm durante a sua participação no Seminário Os Desafios na Segurança Pública na Sociedade Contemporânea, em Chapecó.
No evento, que começou nesta quinta-feira, 12, ela relatou a sua trajetória profissional na luta em defesa das mulheres, as dificuldades que vivenciou, como o machismo e o preconceito, e as conquistas, como a diminuição no índice de reincidência de violência gerado por um trabalho de acompanhamento psicológico com os agressores.
“Precisamos trabalhar forte a prevenção porque remediar custa bem mais caro. Temos que mudar comportamentos, tratar os agressores, trabalhar na raiz do problema e reforçar a família”, exemplificou. Marilisa trouxe para o seminário, sua experiência como Fundadora da primeira delegacia da Mulher, em Joinville, na década de 1990.
Ampliar as Salas Lilás no estado é outra iniciativa do governo catarinense que tem sido colocada em prática e defendida pela vice-governadora. Os espaços reservados das delegacias da Polícia Civil tratam do atendimento especializado e humanitário às vítimas. “Vamos continuar fazendo mais programas para conscientizar, orientar e proteger as mulheres no Estado, com o fortalecimento e novas parcerias”, assinalou.
Também participaram desta temática Cibelly Farias, procuradora-geral adjunta do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas de Santa Catarina; Patrícia Zimmermann, delegada, coordenadora das Delegacias de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso; Anne Teive Auras, Defensora Pública do Estado de Santa Catarina e Andressa Boer Fronza, perita-geral da Polícia Científica do Estado de Santa Catarina.
O seminário é promovido pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública de SC (SSP-SC) e apoio do Ministério Público de SC.
Fonte: Governo SC
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!