VI Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CECTI) terá encontros on-line em seis regiões de SC

Foto: Sharlene Martins/ Fapesc

ACESSE O SITE

As reuniões regionais são fundamentais para a VI Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CECTI). Elas vão ser realizadas de forma on-line em seis regiões, em dois momentos distintos. Em abril, serão coletadas as percepções dos atores do ecossistema de CTI de Santa Catarina, e em maio, serão apresentados os resultados da etapa anterior, comparando as informações entre as regiões e com a conferência realizada em 2015.

ACESSE O SITE

A VI CECTI é organizada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). “A conferência tem o objetivo de organizar um mapa estratégico para o plano estadual de CTI, de forma regionalizada e contemplando as várias dimensões e eixos estratégicos”, explica o presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen. 

ACESSE O SITE

Para isso, diz Holthausen, é essencial a participação dos atores envolvidos no ecossistema catarinense. “Convidamos pesquisadores, empreendedores, inovadores, gestores e representantes do poder público para participar das etapas regionais da conferência e contribuir para o fortalecimento da pesquisa e inovação em Santa Catarina. Com a efetiva participação poderemos construir um modelo mais forte e colaborativo com ações estratégicas que impactarão no desenvolvimento de Santa Catarina para os próximos anos.”

ACESSE O SITE

A abertura foi no dia 25 de fevereiro e o encerramento será dia 10 de junho. Entre esses encontros, ocorrerão as etapas regionais, que serão realizadas na Grande Florianópolis, Serra, Sul, Oeste e Meio Oeste, Norte e Planalto Norte e Vale e Alto Vale do Itajaí.

ACESSE O SITE

ACESSE O SITE

Em cada encontro, vão ser formados seis grupos de trabalhos (GTs), reponsáveis por analisar as informações sob oito dimensões: instituições, infraestrutura, mercado, desenvolvimento regional, educação, ciência, tecnologia e inovação.

ACESSE O SITE

Esses grupos serão formados por 10 cidadãos da academia, governo, setor empresarial e sociedade civil organizada, que representam as chamadas quatro hélices. Os interessados em participar devem se inscrever para a CECTI e assinalar sim à pergunta “Você gostaria de participar do Grupo de Trabalho?”. Os Centros de Inovação, que são os hosts regionais, serão responsáveis por definir os grupos.

ACESSE O SITE

As discussões dos GTs não serão transmitidas pela internet. Mas os interessados poderão assistir à abertura regional, uma mesa de discussão dos resultados e o encerramento. 

ACESSE O SITE

A metodologia da conferência foi desenvolvida pelo Programa de Pós-graduação de Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e já foi aplicada em 2015. “Então, será possível comparar as percepções do ecossistema de duas formas: entre as regiões do Estado e com a conferência anterior, realizada em 2015”, explica o professor Roberto Pacheco, coordenador do PPGEGC.

ACESSE O SITE

ACESSE O SITE

Essa análise comparativa entre as conferências de 2015 e 2021 será feita na segunda etapa, em maio. Também haverá divulgação do mapa estratégico e discussão de resultados e perspectivas. Nesta etapa, todas as sessões serão abertas e transmitidas pela internet. 

ACESSE O SITE

Clique aqui para fazer a inscrição para a conferência.

ACESSE O SITE

Mais informações para a imprensa:Maurício FrighettoAssessoria de ImprensaFundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de SC - FapescE-mail: mauricio@fapesc.sc.gov.brTelefone: (48) 99932-4209Site: www.fapesc.sc.gov.br

ACESSE O SITE

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

SC Hoje