Os moradores e condutores que trafegam pela Região Sul da cidade estão acompanhando diariamente as intervenções simultâneas que estão ocorrendo tanto na Rua Amazonas, como também na Rua Hermann Huscher. E dando continuidade à implantação do Corredor Estrutural Sul, o prefeito Mário Hildebrandt assinou nesta quinta-feira, dia 24, a ordem de serviço para o último e maior trecho do pacote de obras, que compreende o percurso de 3,1 km entre o Terminal do Garcia até a Rua Gertrud Metzger.
O prefeito Mário Hildebrandt destaca a importância de melhorar a mobilidade e o desenvolvimento da Região Sul. “Uma das coisas que mais ouvi nesses três anos que estou prefeito é que o Garcia estava abandonado. E nos últimos meses conseguimos tirar vários projetos do papel e proporcionar melhorias para o bairro como as pavimentações, contenções que estavam desde 2008 aguardando solução, as novas pontes e agora com as obras do Corredor Sul. Nessa fase, serão novas calçadas, ciclovias, corredores de ônibus e a requalificação do pavimento, favorecendo assim todos os modais e dando ainda mais qualidade de vida à comunidade, que é nossa principal missão enquanto gestores públicos”, ressalta.
O trecho 4 do Corredor Sul inclui a requalificação de pavimento neste trecho de 3,1 km, com a implantação de calçadas e ciclovia, além da melhoria em alguns pontos de retorno e mais a sinalização viária. Também está previsto na Rua Amazonas a implantação de uma rotatória em frente à antiga empresa Souza Cruz, ampliando a segurança e acessibilidade da região. Nesta última etapa, a Prefeitura está investindo mais de R$ 10 milhões, com recursos viabilizados por meio do PAC Mobilidade.
Segundo o secretário de obras do município, Michael Maiochi, o momento é de exaltar o empenho da Prefeitura com a região. “Estamos olhando com carinho para o segundo maior bairro de Blumenau e prevemos um futuro próximo com muito mais mobilidade, acessibilidade e conforto para os mais de 50 mil moradores do Distrito do Garcia”, salienta.
O responsável da pasta relembra que é primordial a compreensão da comunidade, porque naturalmente a obra causa um transtorno momentâneo. “Nós tentamos causar o menor impacto possível com as intervenções, mas o que nos conforta saber é que o incômodo de agora é temporário, mas os benefícios serão permanentes”, afirma Maiochi.
Corredor Sul
A totalidade do pacote de obras do Corredor Sul contabiliza um investimento global de R$ 23 milhões, que inclui a revitalização e alargamento da Rua Gertrud Metzger. A via, que tem 240 metros de extensão e liga as ruas Amazonas com a Hermann Huscher, ganhará três faixas de rolamento.
Outro trecho que também está com obras em andamento é a Rua Amazonas, entre a Fonte Luminosa até a Rua Gertrud Metzger. Esta etapa inclui novas calçadas, ciclovia, revitalização do pavimento e implantação da faixa exclusiva de ônibus, no sentido centro/bairro.
Outras frentes de trabalho acontecem entre a Rua Hermann Huscher e Alameda Rio Branco. Este trecho consiste na continuidade na implantação do corredor de ônibus, calçadas e ciclovia desde a Rua Gertrud Metzger, passando pela Rua Hermann Huscher até ligar ao corredor já implantado a partir da Rua Coronel Vidal Ramos.
Outras duas etapas do Corredor Sul finalizadas pelo município no primeiro trimestre foram a própria implantação do corredor de ônibus na Alameda Rio Branco, no trecho entre a Rua Coronel Vidal Ramos até a Rua 7 de Setembro, e mais o corredor de ônibus na Alameda Duque de Caxias.
Assessor de Comunicação: Fernando Gonzaga
postada em 24/06/2021 11:14 - 21 visualizações
Fotos
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!