Bandeira Azul em Balneário Piçarras. A versão da próxima temporada será hasteada em dezembro. Foto: Felipe Franco/Acervo CASAN
Próximo de atingir 37,7% com o serviço de coleta e tratamento de esgoto oferecido pela CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento), o município de Balneário Piçarras obteve a aprovação do júri internacional do Programa Bandeira Azul para certificar 85% de toda sua orla para a Temporada de Verão 2024/2025. O anúncio feito é um acréscimo de 22% no trecho da praia em relação à avaliação anterior, confirmando a contribuição dos investimentos da Companhia na ampliação da infraestrutura de coleta e tratamento de esgotos da cidade.
“São investimentos que vão elevar o percentual de coleta e tratamento de esgoto para quase 40% do município, contribuindo diretamente com a balneabilidade da orla. Com isso, o Programa Bandeira Azul vai impulsionar ainda mais o turismo de verão”, destaca o engenheiro Sanitarista e Ambiental da empresa Econsult Group, Everson da Silva Antunes, que atua no Projeto Socioambiental em Piçarras, a serviço da CASAN.
O programa Bandeira Azul avalia a qualidade da água e a infraestrutura turística em praias pelo mundo. Para cumprimento das exigências do programa internacional de qualidade, é necessário – entre situações de infraestrutura da orla – realizar atividades de educação ambiental e manter a praia própria para banho. “O oceano é diretamente beneficiado pelo tratamento de esgoto devido à redução da carga poluente transportada pelos rios que deságuam nele, contribuindo para os ecossistemas marinhos costeiros e oceânicos”, explica Everson.
Orla de Balneário Piçarras, um dos destinos turísticos mais frequentados do Litoral Norte. Foto: Felipe Franco/Acervo CASAN
O trecho que receberá a certificação possui 5,7 quilômetros de extensão, situado entre o Molhe Central (descida da Rua Alexandre Guilherme Figueredo) até o limite com o município de Barra Velha. “A certificação reforça o compromisso do município com a conservação ambiental, com a excelência turística, e consolida ainda mais a cidade de Balneário Piçarras como destino de referência para os turistas da nossa região”, reforça o presidente do Instituto do Meio Ambiente de Balneário Piçarras (IMP), Elton Cantenor Teixeira.
O setor que vai ostentar a Bandeira Azul possui sistema parcial de esgotamento sanitário, em operação desde 2020. Todo esgoto coletado nos imóveis é encaminhado para a Estação de Tratamento de Esgoto localizada no Bairro Santo Antônio, para que após a depuração volte à natureza dentro dos padrões estabelecidos pela legislação ambiental. A Bandeira Azul será hasteada no dia 15 de dezembro.
INFORMAÇÕES ONLINE
Para o recebimento semanal de informações sobre o andamento e as atividades que envolvem a obra no município de Balneário Piçarras, os usuários e residentes poderão cadastrar o telefone em um formulário online e receber informativos. Para a adesão basta clicar no link disponibilizado, cadastrar o e-mail, nome e telefone. Link: https://forms.gle/4CAjGJL9zZbK3gmL9.
Fonte: Governo SC
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!