Torta Cremosa de Frango com Milho: Sabor Caseiro que Conquista a Família

Quem resiste a uma fatia generosa de torta de frango com milho, com aquela massa que desmancha na boca e um recheio cremoso e cheio de sabor? Essa é uma daquelas receitas que aquecem a alma e agradam a todos os paladares. Perfeita para um almoço de domingo, um lanche especial ou para levar em um piquenique na praia. Com uma massa prática e um recheio simples de preparar, esta torta vai se tornar a sua favorita.

ACESSE O SITE

Rendimento: Aproximadamente 8-10 porções Tempo de Preparo: 45 minutos (incluindo descanso da massa) Tempo de Cozimento: 40-50 minutos

ACESSE O SITE

Ingredientes:

ACESSE O SITE

Para a Massa (Massa Podre Prática):

ACESSE O SITE
  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 150g de manteiga gelada cortada em cubos (ou margarina culinária de boa qualidade)
  • 1/2 xícara (chá) de água gelada (aproximadamente)
  • 1 ovo levemente batido
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 gema para pincelar (opcional, para dar cor)
ACESSE O SITE

Para o Recheio Cremoso de Frango com Milho:

ACESSE O SITE
  • 500g de peito de frango cozido e desfiado (aproximadamente 2 peitos médios)
  • 1 lata de milho verde escorrido (ou 1 xícara de milho cozido)
  • 1 cebola média picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 tomate sem sementes picado (opcional)
  • 1/2 xícara (chá) de requeijão cremoso (tipo Catupiry é uma ótima pedida!)
  • 1/2 xícara (chá) de creme de leite
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 1/2 xícara (chá) de cheiro-verde picado (salsinha e cebolinha)
  • Sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo (para engrossar levemente, se necessário)
  • 1/2 xícara (chá) do caldo do cozimento do frango (ou água)
ACESSE O SITE

Modo de Preparo:

ACESSE O SITE

1. Prepare a Massa: * Em uma tigela grande, coloque a farinha de trigo e o sal. Adicione a manteiga gelada em cubos. * Com as pontas dos dedos (ou com um processador de alimentos), misture a manteiga com a farinha até formar uma farofa úmida. Não sove, apenas misture para incorporar. * Adicione o ovo levemente batido e, aos poucos, a água gelada, misturando até a massa começar a se unir e formar uma bola. A quantidade de água pode variar um pouco; adicione o suficiente para dar liga. * Divida a massa em duas partes (aproximadamente 2/3 para a base e 1/3 para a tampa). Embrulhe cada parte em plástico filme e leve à geladeira por pelo menos 30 minutos.

ACESSE O SITE

2. Prepare o Recheio: * Em uma panela média, aqueça o azeite em fogo médio e refogue a cebola picada até ficar transparente. Adicione o alho picado e refogue por mais 1 minuto, até perfumar. * Junte o frango desfiado e refogue por alguns minutos. Adicione o tomate picado (se estiver usando) e cozinhe até desmanchar um pouco. * Acrescente o milho verde escorrido e misture. * Se o caldo do frango estiver um pouco ralo, polvilhe a colher de sopa de farinha de trigo sobre o refogado e misture bem por 1 minuto para cozinhar a farinha. Adicione o caldo do cozimento do frango (ou água) aos poucos, mexendo até engrossar levemente. * Tempere com sal, pimenta-do-reino e uma pitada de noz-moscada a gosto. * Desligue o fogo e adicione o requeijão cremoso e o creme de leite. Misture bem até ficar homogêneo e cremoso. * Por último, incorpore o cheiro-verde picado. Prove e ajuste os temperos, se necessário. Deixe o recheio esfriar completamente antes de montar a torta.

ACESSE O SITE

3. Montagem da Torta: * Pré-aqueça o forno a 200°C. * Abra a porção maior da massa (2/3) com um rolo entre dois plásticos ou em uma superfície levemente enfarinhada, até obter um disco com espessura suficiente para forrar o fundo e as laterais de uma forma redonda de fundo removível (aproximadamente 24-26 cm de diâmetro). * Transfira a massa para a forma, ajeitando-a com os dedos para cobrir todo o fundo e as laterais. Retire o excesso de massa das bordas. * Fure o fundo da massa com um garfo algumas vezes (isso evita que estufe). * Espalhe o recheio de frango com milho já frio sobre a massa na forma. * Abra a porção menor da massa (1/3) da mesma forma que a anterior para fazer a tampa da torta. Você pode cobrir a torta inteiramente ou cortar a massa em tiras para fazer uma cobertura trançada. * Cubra a torta com a massa. Se for uma tampa inteira, faça alguns cortes na superfície para o vapor escapar durante o cozimento. Una bem as bordas da tampa com a massa da base, pressionando com os dedos ou com um garfo. * Se desejar uma cor mais dourada, pincele a superfície da torta com a gema de ovo levemente batida com um pouquinho de água ou café. * Leve ao forno pré-aquecido por cerca de 40-50 minutos, ou até a massa estar bem dourada e o recheio borbulhando levemente (se visível pelos cortes). * Retire do forno e espere amornar um pouco antes de desenformar e servir.

ACESSE O SITE

Dicas do Chef para uma Torta de Frango com Milho Perfeita:

ACESSE O SITE
  • Massa Podre Secreta: Para uma massa ainda mais crocante e que desmancha na boca, certifique-se de que a manteiga e a água estejam bem geladas. Trabalhe a massa o mínimo possível após adicionar a água para não desenvolver o glúten. O descanso na geladeira também é fundamental.
  • Recheio Saboroso: Capriche no tempero do frango! Use ervas frescas, um toque de páprica doce ou defumada pode dar um diferencial. Cozinhar o frango com temperos (cebola, alho, louro) já garante um caldo saboroso para usar no recheio.
  • Cremosidade na Medida: O requeijão cremoso é o segredo para a cremosidade extra, mas não exagere para o recheio não ficar líquido demais. Se quiser, adicione um pouco de queijo muçarela ralado ao recheio frio antes de montar para um toque extra de queijo derretido.
  • Milho Fresco ou em Lata? Ambos funcionam bem. Se usar milho fresco debulhado da espiga e cozido, o sabor fica ainda mais especial. Se usar o de lata, escorra bem a água.
  • Decoração Criativa: Além de pincelar com gema, você pode usar cortadores pequenos para fazer detalhes com sobras de massa e decorar a tampa da torta antes de assar.
  • Evite Recheio Quente: Nunca coloque o recheio quente sobre a massa crua, pois isso pode deixá-la úmida e difícil de assar por completo, comprometendo a textura.
  • Acompanhamentos: Uma salada de folhas verdes com um molho cítrico leve é o acompanhamento perfeito para equilibrar a riqueza da torta.
ACESSE O SITE

Armazenamento: Guarde a torta na geladeira, coberta com plástico filme ou em um recipiente hermético, por até 3-4 dias. Para reaquecer, leve ao forno baixo por alguns minutos para que a massa volte a ficar crocante. Evite reaquecer no micro-ondas, pois a massa pode amolecer.

ACESSE O SITE

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

SC Hoje