Situação dos produtores de maçã e de mel será pauta de debate no Parlamento

A reunião contou com a participação de deputados por videoconferência.ACESSE O SITE

A situação dos produtores de maçã e de mel será pauta de debate da Comissão de Agricultura e Política Rural, do Parlamento, que em reunião na manhã desta quarta-feira (24), aprovou por unanimidade, dois requerimentos, de autoria do presidente do colegiado, deputado Altair Silva (PP). A data para essa agenda de discussão ainda será definida.

ACESSE O SITE

Importância Maior produtor nacional de maçã, Santa Catarina estima uma safra de 500 mil toneladas em 2023, de acordo com a Epagri/Cepa.

ACESSE O SITE

Ainda, o mercado da maçã em Santa Catarina vive um período de alta nos preços, impulsionado pela combinação de estoques reduzidos da safra passada e a entrada tardia da nova produção. Em São Joaquim e região, são cerca de 2,6 mil agricultores familiares que atuam na produção de maçãs em 14 mil hectares de área plantada.

ACESSE O SITE

No Brasil são produzidas aproximadamente 1,3 milhão de toneladas de maçã por ano, basicamente em cinco estados. Segundo o IBGE, Santa Catarina lidera este ranking seguido por Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Minas Gerais.

ACESSE O SITE

Mel Santa Catarina está entre os cinco maiores produtores de mel do Brasil e já recebeu seis premiações internacionais como melhor mel do mundo. Na safra 2021/2022, os catarinenses produziram 7,5 mil toneladas de mel.

ACESSE O SITE

Com mais de 16 mil criadores de abelhas, o estado produz cerca de 100 tipos do produto com cor, aroma, sabor e consistência diferentes. Santa Catarina possui ainda a Indicação Geográfica (IG) do Mel de Melato da Bracatinga na categoria Denominação de Origem (DO) do Planalto Sul Brasileiro.

ACESSE O SITE
Valquíria GuimarãesACESSE O SITE

Fonte: Agência ALESC

ACESSE O SITE

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

SC Hoje News