Seminário no Parlamento discute desafios e avanços da inteligência artificial

Evento, organizado pela Comissão de Economia da Alesc, por meio da Escola do Legislativo, é voltado a servidores do ParlamentoACESSE O SITE

Os desafios e os avanços do uso responsável da inteligência artificial (IA) centraram o debate do I Seminário da Inteligência Artificial, promovido pela Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia e Inovação da Alesc, em parceria com a Escola do Legislativo, nesta quinta-feira (12), no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright. A ação faz parte do processo de qualificação dos servidores da Assembleia.

ACESSE O SITE

Por vídeo, o deputado Matheus Cadorin (Novo), membro da comissão, desejou boas vindas aos presentes ao evento, comentando que é um entusiasta dessa nova ferramenta tecnológica, informando que apresentou o primeiro projeto de lei elaborado com inteligência artificial no Brasil. “A iniciativa foi inédita no país e pode abrir caminho para o desenvolvimento de outras soluções tecnológicas que otimizem a elaboração de leis e a gestão pública”, disse.

ACESSE O SITE

Democracia participativa Com o objetivo de implementar soluções de IA para a eficiência, análise, gestão de dados e maior transparência e mais interação entre os cidadãos e o processo legislativo, o evento contou com a palestra de abertura do professor da UFSC Neri dos Santos, que falou a respeito do uso das tecnologias de IA de forma responsável e transparente. Para ele, toda a sociedade já está sendo impactada com a inteligência artificial.

ACESSE O SITE

ASSISTA - O I Seminário da Inteligência Artificial pode ser acompanhado ao vivo pelo canal da Alesc no Youtube

ACESSE O SITE

“Nenhum setor estará livre do impacto da IA. O desafio é explorar como a IA pode apoiar a tomada de decisão dos deputados da Alesc, otimizar as atividades parlamentares dos seus servidores e auxiliar na elaboração de projetos de lei, reduzindo as suas cargas de trabalho”, disse.

ACESSE O SITE

Ele avalia que além dos servidores, os deputados também serão afetados. “Porque há um aumento da pressão da sociedade. A IA pode transformar uma democracia representativa em democracia participativa”, prevê.

ACESSE O SITE

O professor Armando Luciano Carvalho Agostini focou no desafio para a implementação do IA dentro do Poder Legislativo. Em sua palestra “IAG [Inteligência Artificial Generativa] no Processo Legislativo”, ele tratou das questões técnicas envolvidas.

ACESSE O SITE

“A Alesc assume esse protagonismo de trazer para o debate um tema que está em pauta em todo o mundo, que vai trazer benefícios para toda a humanidade e o serviço público tem que se reciclar nesse sentido. Temos certeza que os colaboradores do Parlamento irão se atualizar para uma ferramenta que está chegando cada vez mais rápida”, observou.

ACESSE O SITE

Ainda pela manhã, estão previstas as palestras “Inteligência Artificial Degenerativa”, ministrada pelo professor Expedito Pinto de Paula Júnior, e “IAG no Processo Legislativo: Perspectivas na Geração de Conhecimento”, com Ricardo Pereira.

ACESSE O SITE

À tarde, Marcio Welter ministra a respeito de inteligência artificial generativa, questões técnicas envolvidas. No encerramento, às 16 horas, está agendado o lançamento do livro “Perspectivas em engenharia, mídias e gestão de conhecimento”, de autoria de professores e alunos de pós-graduação de Engenharia, de Gestão de Conhecimento e Mídia da UFSC.

ACESSE O SITE
Valquíria GuimarãesACESSE O SITE

Fonte: Agência ALESC

ACESSE O SITE

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

SC Hoje