Desde janeiro de 2024, o Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina (IPREV) tem administrado o SC FUTURO, um novo fundo em regime de capitalização criado para os servidores que ingressarem no serviço público a partir deste ano. Esse regime surgiu com a Lei Complementar 848/2023, que estabeleceu a segregação dos segurados do IPREV: enquanto os servidores mais antigos permanecem no regime de repartição simples, os novos servidores agora fazem parte do regime de capitalização, com o objetivo de conter o déficit previdenciário a médio e longo prazo.
Em apenas oito meses de operação, o SC FUTURO já atingiu um saldo de R$ 3,5 milhões, provenientes de contribuições dos servidores e dos rendimentos obtidos por meio de investimentos. A administração desses recursos é feita pelo IPREV, que os aloca em fundos de investimento de renda fixa, focados em títulos públicos.
Os recursos do SC FUTURO estão investidos integralmente no Fundo BB Renda Fixa Longo Prazo Tesouro SELIC FIC FI, que é composto por títulos públicos atrelados à taxa Selic. Esse fundo apresenta baixa volatilidade e alta liquidez, garantindo segurança e rentabilidade. Desde o início do plano, em março de 2024, até agosto do mesmo ano, o fundo teve uma rentabilidade de 5,44%, superando a meta atuarial de 4,25% (INPC + 4,50%), ou seja, um desempenho 1,19% superior à meta.
O SC FUTURO conta atualmente com 782 segurados, divididos entre os seguintes órgãos:
Com um início promissor, o SC FUTURO demonstra a capacidade de crescimento e de contribuir para a sustentabilidade do sistema previdenciário estadual, focando na preservação do equilíbrio financeiro e atuarial, e na garantia dos futuros benefícios.
Fonte: Governo SC
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!