Saúde e Napa fazem segunda etapa de vacinação com busca ativa

Nesta quarta-feira a Secretaria de Saúde e o Núcleo de Atenção aos Pequenos Animais realizou a segunda etapa da busca ativa para vacinação de cães e gatos contra a raiva. Durante a manhã foram vacinados 28 animais, segundo o gerente de Vigilância em Saúde, Rodrigo Momoli, e a coordenadora do NAPA, Liandra Dall Orsoletta. Na semana passada, foram 15. E na primeira ação, no início do mês, na AABB, foram cerca de 700 animais.

ACESSE O SITE

Na sexta-feira será a terceira e última ação da busca ativa, de casa em casa, das 8h às 11h. A área a ser abrangida é a seguinte:

ACESSE O SITE

- Rua Benjamin Constant entre a Condá e rua Rui Barbosa

ACESSE O SITE

- Rua Marechal Deodoro da Fonseca, entre a Rua Condá e Rui Barbosa

ACESSE O SITE

- Rua Marechal Bormann entre a Rua Condá e a Rua Rui Barbosa

ACESSE O SITE

- Rua Barão do Rio Branco entre a rua Condá e Rui Barbosa

ACESSE O SITE

- Rua Minas Gerais, entre a Rua Condá e Benjamin Constant

ACESSE O SITE

- Rua Pio XII, entre a Marechal Deodoro da Fonseca e a Rua Rui Barbosa

ACESSE O SITE

- Travessa Thomas Edson entre as ruas Condá e Curitiba

ACESSE O SITE

- Rua Curitiba, entre a Rua Barão do Rio Branco e a Travessa Thomas Edson

ACESSE O SITE

De acordo com o secretário de Saúde de Chapecó, Jades Danielli, a ação tem como objetivo fazer um bloqueio de transmissão do vírus, num raio de 300 metros do local onde foi encontrado o morcego contaminado, da espécie frugívera, no final de novembro, na região próxima aos fundos da AABB. Foi coletado material e encaminhado para o Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina. Assim que houve a confirmação as Agentes Comunitárias de Saúde passaram nas residências da área abrangida, contabilizando cães e gatos. Onde não foi encontrado morador, foi deixada uma correspondência ressaltando a importância da vacinação. A vacinação é gratuita mas alguns proprietários já fizeram a vacinação por conta.

ACESSE O SITE

O gerente da Vigilância em Saúde de Chapecó, Rodrigo Momoli, disse que este foi o segundo caso no ano de raiva em morcego na cidade, entre 15 morcegos em que foi realizada coleta de material.

ACESSE O SITE

Momoli orienta para que as pessoas não toquem nos morcegos. Ele sugere espantá-los com bico de luz e extensão no caso de presença no forro da casa, e colocar redes nas portas e janelas. Lembrou que os morcegos frugíveros tem grande importância no ecossistema, por espalhar sementes.

ACESSE O SITE
ACESSE O SITEACESSE O SITEACESSE O SITEACESSE O SITE

Fonte: Prefeitura de Chapecó - SC

ACESSE O SITE

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

SC Hoje