Saúde alerta sobre a importância da vacinação para a prevenção da coqueluche

Com a ocorrência de casos de coqueluche no país e o inverno intenso em Santa Catarina, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) alerta para a importância da vacinação contra a doença. A coqueluche é uma doença infecciosa que afeta as vias respiratórias, causando crises de tosse seca e falta de ar. É altamente transmissível, já que o contaminado pode infectar outras pessoas através de gotículas da tosse, espirros ou mesmo ao falar.

ACESSE O SITE

Apesar dos sintomas serem parecidos com os de um resfriado, com febre, tosse, coriza, dores no corpo e cansaço, se não tratar a tosse pode aumentar consideravelmente. “A tosse se prolonga, chegando ao ponto da pessoa tossir intensamente e depois precisa inspirar profundamente, conhecida popularmente como tosse guincho”, explica a enfermeira da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), Gisele Barreto.

ACESSE O SITE

Por ser uma doença respiratória, a sua transmissão se dá principalmente pelo contato direto do doente com uma pessoa não vacinada. “Em casos mais raros, a transmissão pode ocorrer por objetos recentemente contaminados com secreções de pessoas doentes”, finaliza a enfermeira.

ACESSE O SITE

A doença acomete principalmente crianças e lactentes até os seis meses de idade, e a vacinação é a principal forma de controle. O imunizante faz parte do Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) e está disponível nos postos de saúde pelo estado.

ACESSE O SITE

“Esta vacina é feita também na gestante, porque o bebê vacinado só alcança a proteção efetiva após concluir o esquema primário com a vacina pentavalente, aos 6 meses. Então, a vacinação da gestante tem o objetivo de proteger a criança até um ano. Precisamos avançar na vacinação de todas as pessoas com indicação da vacina, considerando que muitos países vêm registrando aumento de casos em 2024, e a vacinação continua sendo a melhor estratégia para combater a doença”, alerta João Augusto Brancher Fuck, diretor da Dive.

ACESSE O SITE
VACINAS PÚBLICO ALVO
Vacina pentavalente:Imuniza contra difteria, tétano, coqueluche, haemophilus influenzae do tipo b e hepatite BCrianças:1ª dose (2 meses) 2ª dose (4 meses) 3ª dose (6 meses)
Vacina DTP:Previne a difteria, o tétano e a coqueluche (ou pertussis) Reforço(15 meses)Reforço (4 anos)
Vacina dTpa: Previne a difteria, o tétano e a coqueluche (ou pertussis)Gestantes (Gestantes em cada nova gravidez)Profissionais de saúde (A cada 10 anos)
ACESSE O SITE

Cobertura Vacinal

ACESSE O SITE

Mesmo com o resgate das coberturas vacinais do Calendário Básico de Vacinação no Estado, a vacina pentavalente, que protege contra a coqueluche, está em 86,36% de cobertura acumulada até maio de 2024 em Santa Catarina. No ano de 2023, a cobertura vacinal chegou a 90,87%. A meta anual é de 95% de imunização.

ACESSE O SITE

O Ministério da Saúde (MS) publicou em 03 de junho uma nota técnica com alerta sobre a ocorrência da coqueluche no país e a importância da vacinação contra a doença. Confira a nota aqui.

ACESSE O SITE

Sinais e sintomas

ACESSE O SITE

No primeiro, o mais leve, os sintomas são parecidos com o de um resfriado:Mal-estar geralCorrimento nasalTosse secaFebre baixa

ACESSE O SITE

Depois, a tosse seca piora e outros sinais podem aparecer:– Tosse passa de leve e seca para severa e descontroladaTosse pode ser tão intensa que pode comprometer a respiraçãoCrise de tosse pode provocar vômito ou cansaço extremo

ACESSE O SITE

Os sinais e sintomas da coqueluche duram entre seis a 10 semanas, podendo durar mais tempo, conforme o quadro clínico e a situação de cada caso. Na suspeita da doença, procure um serviço de saúde mais próximo de sua residência.

ACESSE O SITE

Informações adicionais para a imprensa:Amanda Mariano / Bruna Matos / Patrícia PozzoNUCOM – Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive)Secretaria de Estado da SaúdeFone: (48) 3664-7406 | 3664-7402E-mail: divecomunicacao@saude.sc.gov.brwww.dive.sc.gov.brInstagram: @divesantacatarinaFacebook: /divesantacatarina

ACESSE O SITE

Fonte: Governo SC

ACESSE O SITE

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

SC Hoje