Santa Catarina realiza seminário sobre programa de proteção de crianças e adolescentes ameaçados de morte

Foto: Natália Lisboa/ Ascom SAS

ACESSE O SITE

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, realizou nesta segunda-feira, 26, o Seminário Estadual do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM/SC). O evento, que reuniu toda a rede que compõe o Sistema de Garantia de Direitos, aconteceu na sala de cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis.

ACESSE O SITE

Participaram representantes do Governo do Estado, Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Ministério Público, Defensoria Pública, organizações da sociedade civil, gestores municipais e Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do e Adolescente (Cedca), além dos demais interessados no tema.

ACESSE O SITE

Participam ainda representantes dos estados do Acre, Minas Gerais e Governo Federal que palestraram sobre a execução do PPCAM em seus territórios e trocaram conhecimento com os catarinenses. Na data também foram apresentados os integrantes do Comitê Gestor do programa em Santa Catarina.

ACESSE O SITE

A secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann, destacou o compromisso do Governo do Estado na proteção das crianças e adolescentes ameaçados de morte. “Sabemos que apesar de toda a qualidade de vida e índices positivos de Santa Catarina, o tráfico e criminalidade continuam tentando captar as nossas crianças em situação de vulnerabilidade e temos o dever de protegê-las e garantir o seu desenvolvimento. Já fazemos isso por meio de toda a Rede do Sistema de Garantia de Direitos, mas o programa será um reforço nessa atuação”, disse.

ACESSE O SITE
ACESSE O SITE

O Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM), criado em 2003, consiste em uma política de proteção à vida de crianças e adolescentes em ameaça iminente de morte, bem como seus familiares, utilizando-se de metodologia desenvolvida no intuito de prevenir a letalidade infanto-juvenil em todo o Brasil, por meio da proteção integral e inserção segura na sociedade em novo território.

ACESSE O SITE

Para ingressar no Programa, uma vez constatada a situação de ameaça de morte e realizada a avaliação pela equipe do PPCAAM, é preciso que os protegidos e suas famílias demonstrem interesse, concordando com as regras de proteção estabelecidas para todos os casos.

ACESSE O SITE

Atualmente o programa está presente em 18 Unidades Federativas, entre elas Santa Catarina, que fez a adesão em 2022. Em relação aos resultados alcançados, desde a sua implantação, em 2003 até dezembro de 2022, o PPCAAM incluiu e protegeu 5.173 crianças e adolescentes e 8.444 familiares, totalizando 13.617 pessoas.

ACESSE O SITE

Mais informações:Jornalista Helena Marquardt (Assessoria de Comunicação)Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família(48) 3664-0916 e-mail: helenamarquardt@sas.sc.gov.br

ACESSE O SITE

Fonte: Governo SC

ACESSE O SITE

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

SC Hoje