Relatório sobre carreira de praças e bombeiros militares fica pronto em novembro

A Comissão Mista que vai construir um anteprojeto de lei que altere e modernize o plano de cargos e salários, carreiras e vencimentos de Praça da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, a ser enviado ao Executivo ainda este ano, definiu na tarde desta terça-feira (21) que os trabalhos serão encerrados no dia 9 de novembro. Definiram ainda que será solicitada aos presidentes das comissões das duas corporações, que estudam essa proposta desde outubro de 2020, uma cópia dos estudos dos impactos financeiros e econômicos que foram encaminhados ao Estado Maior da PM e do Corpo de Bombeiros Militar.

ACESSE O SITE

O presidente da comissão mista, deputado Sargento Lima (PL), enfatizou que foram encaminhadas perguntas pontuais aos representantes destas comissões das duas corporações e presidentes de entidades que representam os praças com objetivo de colaborar ainda mais para que esse anteprojeto saia da comissão com a chancela da Assembleia Legislativa e que ao retornar, por meio de um projeto do Executivo, possa ser aprovado de forma mais pacifica possível em plenário, ainda este ano.

ACESSE O SITE

Além da cópia dos estudos de impactos financeiros e econômicos, os deputados aprovaram o envio de cinco perguntas: Qual o custo total para realização do último curso de formação de cabos (CFC), como também para o curso de formação de sargentos (CFS)? Qual o número de cabos que integram o quadro especial do estado? Qual o número de sargentos que integram o quadro especial do estado? Qual o número de cabos na corporação que possuem o curso de formação de cabo? Qual o número de sargentos na corporação que possuem o curso de formação de sargento?

ACESSE O SITE

Segundo o parlamentar, é preciso definir critérios corretos e justos na progressão de carreira e desenvolvimento de praças. A carreira de praça oferece as graduações: soldado, cabo, 1º, 2º e 3º sargento. O plano de cargos e salários, carreiras e vencimentos (PCV) é um conjunto de diretrizes e normas que estabelecem a estrutura e procedimentos de cargos, vencimentos e desenvolvimento de recursos humanos, sendo que cada entidade possui o seu PCV.

ACESSE O SITE

Participaram da reunião o subcomandante geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, coronel Marcos Aurélio Barcelos, o chefe de gabinete do comandante geral da Polícia Militar, coronel Alex Sandro Zeferino, que são presidentes das comissões das duas corporações que analisam uma proposta de plano de cargos e salários, carreiras e vencimentos, além dos presidentes da Associação de Praças do Estado de Santa Catarina (Aprasc), João Carlos Pavlik, e da Associação Alvorada Beneficente e Representativa dos Subtenentes e Sargentos Inativos da Polícia Militar e Bombeiro Militar de Santa Catarina, Cléber de Paulo Irmão.

ACESSE O SITE

Participaram também da reunião os deputados Moacir Sopelsa (MDB), Ada de Luca (MDB), Luciane Carminatti (PT) e Rudinei Floriano (PSL).

ACESSE O SITE

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

SC Hoje