Prorrogada para dezembro/2024 dispensa de certidão negativa de Hospitais Filantrópicos e municipais

Deputado José Milton SchefferACESSE O SITE

Nesta terça-feira (19) foi aprovado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina o projeto de lei apresentado pelo presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde, deputado Zé Milton (PP), que prorroga a dispensa de Certidão Negativa de Débitos estaduais (CND) para hospitais filantrópicos e municipais. A medida visa amenizar as dificuldades financeiras enfrentadas por essas instituições, especialmente diante do déficit provocado as instituições de Saúde no período da pandemia de Covid-19.

ACESSE O SITE

Durante a discussão do projeto, o deputado Zé Milton Scheffer enfatizou a importância crucial dos hospitais filantrópicos no atendimento à saúde da população. Ele destacou que essas instituições, responsáveis por mais de 70% dos atendimentos realizados pelo SUS, desempenham um papel vital, atendendo três pacientes pelo preço de um.

ACESSE O SITE

"Na hora que uma situação de saúde for grave, seja, lá no extremo oeste, no norte ou no Sul de nosso estado, a pessoa vai bater na porta do hospital filantrópico, não importa se são duas horas da tarde ou duas horas da manhã. Então tem que ter recursos e condições de trabalhar", ressaltou o deputado.

ACESSE O SITE

O projeto apresentado pelo deputado estabelece que hospitais filantrópicos e municipais poderão firmar convênios, contratos e instrumentos congêneres com o governo do Estado, desde que destinem 20% dos leitos ao Sistema Único de Saúde (SUS). A dispensa da CND terá vigência estendida até o dia 31 de dezembro de 2024, oferecendo um alívio temporário para as instituições que enfrentam dívidas consideradas aviltantes.

ACESSE O SITE

Segundo Zé Milton, durante o período da pandemia, os hospitais enfrentaram desafios significativos, incluindo a redução dos atendimentos, o que justificou a necessidade de realinhar o percentual mínimo de ocupação de leitos destinados ao SUS para 20%. “Estas instituições não podem ficar desamparadas, uma vez que são essenciais para salvar vidas, especialmente em municípios de menor porte”, defendeu o parlamentar.

ACESSE O SITE

O projeto agora segue para a redação final e sansão do governador.

ACESSE O SITE

Fonte: Agência ALESC - Gabinetes

ACESSE O SITE

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

SC Hoje