Foto: Acervo/Casan
O Projeto Socioambiental da CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) em São José, já levou desde o mês de julho, atividades educativas para mais de 300 crianças no Bairro Potecas. A ação faz parte de uma série de medidas de conscientização ambiental promovidas em conjunto com as obras do Sistema de Esgotamento Sanitário que irá atender a região.
O projeto, que une educação e comunicação, busca ampliar o conhecimento e o pensamento crítico dos alunos sobre a história, a importância e os benefícios do saneamento básico. As atividades de educomunicação são promovidas em escolas próximas à nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Potecas e utilizam diferentes mídias para engajar os estudantes no debate sobre o saneamento.
“É muito importante trabalhar esse conteúdo com as crianças, explicar o que está acontecendo e sendo construído, como funciona, qual é o impacto disso. Porque as crianças passam essas informações para as famílias, que serão beneficiadas diretamente com a nova Estação”, explica a técnica em Saneamento do Projeto Socioambiental, Lara Chula Martins.
Atualmente, o projeto está sendo desenvolvido na Escola de Ensino Fundamental Cristo Rei, no Bairro Real Parque, e já passou pelo Centro Educacional Municipal Renascer, o Centro Educacional Municipal Sebastião Correa e a Escola de Ensino Fundamental Dr. Homero de Miranda Gomes.
Ações nas escolas
As atividades do Projeto Socioambiental nas escolas são divididas em três etapas. No primeiro encontro, os alunos aprendem sobre a história e a importância do saneamento básico. No segundo, fazem um experimento prático que demonstra o processo de erosão e a relevância da mata ciliar para a preservação ambiental. E no terceiro e último encontro, os alunos são convidados a criar vídeos, compartilhando o que aprenderam.
As alunas do 5º ano da Escola de Ensino Fundamental Dr. Homero de Miranda Gomes, Mariana Cabral Nunes e Dara Elisa Souza dos Santos participaram ativamente do projeto. “Foi muito legal. Aprendi várias coisas sobre o uso consciente da água e o funcionamento do saneamento básico”, conta Mariana. Dara complementa: “Achei muito interessante e aprendi como economizar água ao tomar banho, lavar a louça, regar as plantas e cozinhar”.
A recepção positiva das atividades reforça o impacto das atividades desenvolvidas. “O projeto está cumprindo seus objetivos de informar sobre a nova Estação e superando as expectativas, principalmente no aspecto de educação ambiental. As crianças estão participando com muito entusiasmo e comprometimento”, conclui Lara Martins.
Fonte: Governo SC
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!