Projeto Socioambiental da CASAN já atendeu mais de 300 alunos em São José

Foto: Acervo/Casan

ACESSE O SITE

O Projeto Socioambiental da CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) em São José, já levou desde o mês de julho, atividades educativas para mais de 300 crianças no Bairro Potecas. A ação faz parte de uma série de medidas de conscientização ambiental promovidas em conjunto com as obras do Sistema de Esgotamento Sanitário que irá atender a região.

ACESSE O SITE

O projeto, que une educação e comunicação, busca ampliar o conhecimento e o pensamento crítico dos alunos sobre a história, a importância e os benefícios do saneamento básico. As atividades de educomunicação são promovidas em escolas próximas à nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Potecas e utilizam diferentes mídias para engajar os estudantes no debate sobre o saneamento. 

ACESSE O SITE

“É muito importante trabalhar esse conteúdo com as crianças, explicar o que está acontecendo e sendo construído, como funciona, qual é o impacto disso. Porque as crianças passam essas informações para as famílias, que serão beneficiadas diretamente com a nova Estação”, explica a técnica em Saneamento do Projeto Socioambiental, Lara Chula Martins.

ACESSE O SITE

Atualmente, o projeto está sendo desenvolvido na Escola de Ensino Fundamental Cristo Rei, no Bairro Real Parque, e já passou pelo Centro Educacional Municipal Renascer, o Centro Educacional Municipal Sebastião Correa e a Escola de Ensino Fundamental Dr. Homero de Miranda Gomes.

ACESSE O SITE

Ações nas escolas

ACESSE O SITE

As atividades do Projeto Socioambiental nas escolas são divididas em três etapas. No primeiro encontro, os alunos aprendem sobre a história e a importância do saneamento básico. No segundo, fazem um experimento prático que demonstra o processo de erosão e a relevância da mata ciliar para a preservação ambiental. E no terceiro e último encontro, os alunos são convidados a criar vídeos, compartilhando o que aprenderam.

ACESSE O SITE

As alunas do 5º ano da Escola de Ensino Fundamental Dr. Homero de Miranda Gomes, Mariana Cabral Nunes e Dara Elisa Souza dos Santos participaram ativamente do projeto. “Foi muito legal. Aprendi várias coisas sobre o uso consciente da água e o funcionamento do saneamento básico”, conta Mariana. Dara complementa: “Achei muito interessante e aprendi como economizar água ao tomar banho, lavar a louça, regar as plantas e cozinhar”.

ACESSE O SITE

A recepção positiva das atividades reforça o impacto das atividades desenvolvidas. “O projeto está cumprindo seus objetivos de informar sobre a nova Estação e superando as expectativas, principalmente no aspecto de educação ambiental. As crianças estão participando com muito entusiasmo e comprometimento”, conclui Lara Martins.

ACESSE O SITE

Fonte: Governo SC

ACESSE O SITE

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

SC Hoje