Projeto de lei pode salvar vidas de recém-nascidos com treinamento de pais em primeiros socorros

Aprovado na Comissão de Finanças e Tributação o PL 270/2020, que obriga hospitais e maternidades das redes pública e privada a oferecer a pais e responsáveis de recém-nascidos treinamento em primeiros socorros em casos de engasgamento, aspiração de corpo estranho e prevenção de morte súbita de bebês. O texto de autoria da deputada Marlene Fengler (PSD) será encaminhado à análise das comissões de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia e de Saúde e, após, irá à votação em plenário para virar lei.

ACESSE O SITE

Conforme a proposta, as orientações e treinamento serão oferecidos antes da alta do recém-nascido e poderão ser feitos individualmente ou em turmas. A adesão dos pais será facultativa. O texto prevê ainda que os hospitais e maternidades deverão expor, em local visível, cartazes divulgando a possibilidade de treinamento e, caso descumpram a norma, receberão multa de R$ 5 mil, valor que dobra em caso de reincidência. Nas justificativas, a parlamentar explica que não há qualquer dúvida que a medida poderá salvar vidas. Observa também que não haverá custo aos estabelecimentos porque já dispõem de pessoal qualificado para prestar as orientações.

ACESSE O SITE

Marlene conta que ela mesma passou por um susto quando o filho, hoje com 13 anos, engasgou-se ao ser amamentado. Como conhecia as manobras de primeiros socorros, conseguiu acudi-lo. "Não são raras as notícias de bebês engasgados e que são salvos com orientação por telefone dados pelo Corpo de Bombeiros ou Policia Militar. Infelizmente, também existem casos em que não é possível o salvamento por falta de conhecimento dos responsáveis e pela demora no atendimento, causando um sofrimento às famílias que poderia ter sido evitado", resume.

ACESSE O SITE

A deputada entende que a orientação médica, de socorristas ou bombeiros por telefone, embora seja corriqueira, por vezes pode ser tardia e, consequentemente, insuficiente. "É necessário agir imediatamente, pois não há tempo para esperar a chegada do resgate.

ACESSE O SITE

Rossani Thomas Assessoria de Imprensa Dep. Marlene Fengler Assembleia Legislativa de Santa Catarina Fone: (48) 3221 2692 / (48) 9 9963 3236 rossanithomass@gmail.com

ACESSE O SITE

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

SC Hoje