Programa Bairro Educador traz Projeto de Limpeza, Organização e Reciclagem para o Morro do Mocotó

Revitalizar os espaços públicos da comunidade do Morro do Mocotó em Florianópolis, degradados pelo acúmulo de resíduos, e transformá-los em ambientes sustentáveis é o objetivo que o Programa Bairro Educador tem ao lançar o projeto de limpeza, organização e reciclagem ‘Bairro Educador, Bairro com Amor’, tendo os estudantes como protagonistas do processo.

ACESSE O SITE

“Queremos inspirar os estudantes do Programa, suas famílias e a comunidade em geral, ao adotar práticas ambientalmente responsáveis, contribuindo para assegurar tanto o bem-estar presente, quanto o futuro, e também das gerações vindouras”, destaca Latrônico Junior, Coordenador Institucional do Instituto Escola Cidadã (IEC), instituição que executa o Programa Bairro Educador para a Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis. A ação teve a parceria do Instituto Renato Muzzolon, que trabalha com projetos sobre educação ambiental.

ACESSE O SITE

DA TEORIA PARA A PRÁTICA

Latrônico explica que o projeto começou a partir de uma análise crítica, em que percebeu que muitos resíduos, como plástico, papel, bituca de cigarro e até lixo orgânico eram deixados nas vias do morro, ora por falta de contêineres apropriados para recolhimento do lixo, ora por falta de conscientização da comunidade.

ACESSE O SITE

“Foi quando reunimos os estudantes do Programa Bairro Educador no topo do morro e resolvemos agir. Primeiro, uma aula teórica sobre o meio ambiente, sustentabilidade, e a importância de mantermos limpo o espaço em que vivemos para preservar a natureza. Depois, fomos para a prática e passamos a limpar o entorno da sede do nosso Programa, junto com a base do morro no asfalto, finalizando na Praia do Nelinho”.

ACESSE O SITE

Latrônico revela que muito plástico, papelão e bituca de cigarro foram retirados da praia. “Muito desse lixo começou no morro e foi parar no mar. Neste projeto, vamos conscientizá-los de que o mar começa no morro. Se temos um morro limpo, nosso mar também estará limpo.”, enfatiza o coordenador.

ACESSE O SITE

PARCERIAS COM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS

A ideia é que a sede do Morro do Mocotó seja a primeira desse projeto, para que possa ser reproduzido nas outras 11 sedes do Programa Bairro Educador. Para isso, estão sendo realizadas parcerias com a Secretaria Municipal de Limpeza e Manutenção Urbana, a fim de realizar a limpeza das ruas e de bueiros, com a utilização de hidrojato, e também, a construção de novos locais para contentores, além da substituição de contentores de resíduos antigos.

ACESSE O SITE

Está prevista a instalação de lixeiras para coleta seletiva de resíduos, ‘Ecopontos’, papeleiras e bituqueiras, assim como, a implantação de ‘Pontos de Entrega Voluntária’ (PEVs) e orientações acerca da agenda e roteiro da coleta de resíduo convencional, seletiva e de vidro. Para esta ação, o Programa contará com o auxílio da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e daAutarquia de Melhoramentos da Capital/ Comcap – FLORAM.

ACESSE O SITE

SEPARAÇÃO DE RESÍDUOS

Nessa parceria, também consta o projeto ‘Minhoca na Cabeça’ (caixa de minhocário), ‘Projeto Horta’ (com mudas de hortaliças e composto orgânico para horta) e, em paralelo a eles, será realizado o trabalho de conscientização sobre a importância da separação correta do lixo, bem como sua reciclagem. O projeto prevê a promoção do hábito da separação dos restos de alimento, tanto na sede, quanto na casa dos estudantes, por meio de baldinhos.

ACESSE O SITE

“Realizaremos uma ação entre os estudantes da sede. Os baldinhos serão levados para casa com as informações corretas de armazenamento, a fim de auxiliar os estudantes e seus familiares na separação dos resíduos dentro de cada lar. Assim que o baldinho estiver cheio, o estudante levará para a sede, para nossa composteira que depois será encaminhada ao pátio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente ou Comcap”, explica Latrônico.

ACESSE O SITE

O coordenador institucional do IEC explica que já começaram a realizar um levantamento detalhado dos espaços e suas condições atuais. O passo seguinte é envolver os estudantes de todas as oficinas do Programa Bairro Educador, como por exemplo: Oficina Pedagógica, promovendo conversas, pesquisas, elaboração de texto entre tantas outras possibilidades a partir de observação realizada em caminhadas pelas ruas da comunidade com o grupo ou no trajeto de casa para o Programa; Oficina de Inclusão Digital, pesquisando na internet e elaborando um jornal em parceria com as oficinas: Pedagógica, de Artes e de Fotografia.

ACESSE O SITE

Além dessas, a Oficina de Introdução às Artes Visuais oportuniza a criação de brinquedos, utensílios e artesanato com resíduos, e também, a elaboração de uma exposição para apresentar todo o processo de transformação que este projeto proporciona.

ACESSE O SITE

COMUNIDADE PARTICIPARÁ DO PROCESSO

A Oficina de Grafite vai embelezar os muros do entorno da sede, por meio de artes informativas sobre a coleta seletiva. Também serão realizadas pinturas nos baldes com a identificação do projeto ‘Baldinho na Comunidade’, para que a ação possa estimular a comunidade a participar desse processo. Está previsto que a Oficina de Inclusão Digital crie uma hashtag (#) do projeto, gerando marcações nas redes sociais, para que os pais postem na internet que estão participando da ação com seus filhos.

ACESSE O SITE

“Enfim, estamos muito confiantes numa transformação do espaço do Morro Mocotó. Queremos mostrar que, com ações simples, podemos melhorar o meio ambiente em que vivemos. Serão ações conjuntas, que integram: estudantes, colaboradores da sede, equipe diretiva do Instituto Escola Cidadã, equipe da Coordenadoria Executiva de Educação Complementar do Programa Bairro Educador, instituições privadas e parceiras, assim como a Secretaria Municipal de Obras, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, além da Autarquia de Melhoramentos da Capital/Comcap – FLORAM”.

ACESSE O SITE

galeria de imagens

ACESSE O SITE

Fonte: Prefeitura de Florianópolis - SC

ACESSE O SITE

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

SC Hoje