Professora da Udesc Cefid apresenta estudo em simpósio internacional sobre prevenção de quedas em idosos

Foto: Divulgação

ACESSE O SITE

A professora Deyse Borges Machado, do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), participou do 2º Simpósio Internacional de Prevenção de Quedas em Pessoas Idosas, que ocorreu em São Paulo e reuniu profissionais da saúde em prevenção e manejo de quedas para debater diretrizes internacionais e sua adaptação no Brasil, assim como para promover a colaboração nacional e internacional em pesquisa. 

ACESSE O SITE

A docente da Udesc Cefid, que integra o Departamento de Ciências da Saúde, lidera o Grupo de Pesquisa em Biomecânica e coordena o programa de extensão Saúde sem Quedas – Avaliação e Prevenção de Quedas em Idosos.

ACESSE O SITE

No evento, Deyse apresentou o trabalho científico “Saúde dos pés e risco de quedas em idosos”, que foi realizado no Laboratório de Biomecânica da Udesc Cefid e tem autoria dela, da professora Marta Cristina Rodrigues da Silva, que faz parte do Departamento de Educação Física, e de seis estudantes dos bacharelados em Educação Física e Fisioterapia: Camila Vieira da Silva, Beatriz da Cruz Mariano, Laura Mayer Corrêa, Bárbara Ilairdes da Silva Vieira, Bianca Monteiro Savi e Jerônimo Laureano das Chagas.

ACESSE O SITE

Nesse estudo, a equipe de pesquisa avaliou as relações entre o risco de quedas em idosos e quatro fatores: a amplitude de dois tipos de movimentos articulares do tornozelo (dorsiflexão e flexão plantar); a presença de hálux valgus, deformidade que afeta o dedão do pé e também é conhecida como joanete; a aderência dos dedos; e a aderência do hálux (dedão do pé).

ACESSE O SITE

As avaliações foram feitas com 22 pessoas idosas da Grande Florianópolis, com média de 70 anos. “Os idosos analisados apresentaram algumas patologias associadas. Por exemplo, 65% dos participantes eram hipertensos e 60% apresentavam algum problema de origem ortopédica. Os resultados do TUG [teste de mobilidade funcional Timed Up and Go] caracterizaram baixo risco de queda, mas 65% relataram uma ou mais quedas no ano”, comenta a professora Deyse.

ACESSE O SITE

O trabalho da Udesc Cefid concluiu que deformidades nos pés comprometem a funcionalidade e a dinâmica da marcha, aumentando o risco de quedas. “Nosso estudo indicou baixo índice de quedas, porém evidenciou deformidades e baixa funcionalidade, sugerindo a necessidade de tratamento nas condições avaliadas e a inclusão de exercícios para musculatura dos pés nos programas de prevenção de quedas”, destaca a docente.

ACESSE O SITE

Mestranda apresentou três trabalhos do Lapeq

ACESSE O SITE

A Udesc Cefid também foi representada no simpósio pela mestranda Alexia Andréa Fuzer Lira Pereira, que é orientada pelo professor Gilmar Moraes Santos no Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFT) e integra o Laboratório de Postura e Equilíbrio (Lapeq). A pesquisadora apresentou três estudos do Lapeq:

ACESSE O SITE
  • “Relação do tempo no Timed Up and Go Test digital, risco de quedas e medo de cair em pessoas idosas: dados preliminares”, fruto da dissertação dela. A autoria conta com a colaboração do professor Gilmar e da acadêmica Milena Paola Schuck, da graduação em Fisioterapia da Udesc Cefid;
  • “Idade e medo de cair entre idosos: revelando padrões de mobilidade funcional e equilíbrio postural”, de autoria da doutoranda em Fisioterapia Angela Jacques Bellini, com colaboração do professor Gilmar, da mestranda Alexia, da mestre em Fisioterapia Isis de Melo Ostroski e da professora Graziela Morgana Silva Tavares, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa);
  • “Impacto da tarefa cognitiva e motora durante o Timed Up and Go Test no desempenho funcional de jovens adultos e pessoas idosas”, fruto do trabalho de conclusão de curso (TCC) da graduada em Fisioterapia Jessica Silveira Nunes. A autoria tem colaboração do professor Gilmar e da mestranda Alexia.
ACESSE O SITE

Sobre o evento

ACESSE O SITE

O 2º Simpósio Internacional de Prevenção de Quedas em Pessoas Idosas foi promovido pelo grupo de pesquisa PrevQuedas Brasil, vinculado à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), pela Universidade Cidade de São Paulo (Unicid) e pelo grupo de pesquisa Magic, ligado à Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). ​

ACESSE O SITE

Além disso, contou com o apoio da Fragility Fracture Network Brasil, que integra a FFN, organização global que busca melhorar o cuidado aos pacientes com fratura por fragilidade, incluindo a prevenção secundária. 

ACESSE O SITE

Um dos destaques da programação foi o médico geriatra canadense Manuel Montero Odasso, que também é pesquisador e coordenador da força-tarefa internacional das últimas diretrizes de prevenção de quedas. O Brasil, por exemplo, tem 32 milhões de idosos e mais de 9 milhões deles sofrem, ao menos, uma queda ao ano.

ACESSE O SITE

“As quedas têm origem multifatorial, mas podem resultar em fraturas, traumas e prejuízos psicológicos e sociais. Com o envelhecimento populacional, enfrentar os desafios da prevenção e do manejo das quedas é crucial para os profissionais da saúde, gestores de clínicas e hospitais e aqueles que trabalham com políticas públicas voltadas para pessoas idosas”, afirma a organização do simpósio.

ACESSE O SITE

Segundo a professora Deyse, é necessário que o idoso seja acolhido com relação ao manejo e à prevenção de quedas. Esse acolhimento deve iniciar já no âmbito familiar, sendo importante que o idoso fale a respeito e converse com sua família, seus amigos e profissionais da saúde. “Crie em conjunto estratégias que diminuam o risco de cair, prevenindo seu risco de quedas, sendo fisicamente ativo e melhorando sua qualidade de vida”, diz.

ACESSE O SITE

Mais informações

ACESSE O SITE

Mais informações sobre os estudos da Udesc Cefid sobre quedas de idosos podem ser obtidas pelo e-mail biomecanica.cefid@udesc.br.

ACESSE O SITE

Assessoria de Comunicação da Udesc CefidJornalista Rodrigo Brüning SchmittE-mail: comunicacao.cefid@udesc.brWhatsApp: (48) 98801-7729Telefone: (48) 3664-8637

ACESSE O SITE

Fonte: Governo SC

ACESSE O SITE

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

SC Hoje