A Assembleia Legislativa encerrou nesta quarta-feira (13), em Lages, na região serrana, a 4ª edição do Alesc Itinerante, iniciativa pela qual o Parlamento catarinense transfere provisoriamente a sua sede, com o objetivo de levar o trabalho dos deputados estaduais para mais perto da população.
“Tivemos mais uma edição exitosa, cumprindo com o nosso propósito de ir ao encontro dos cidadãos, aqui representados por diferentes entidades, e ouvir suas reivindicações, debater propostas com foco na realidade local e trabalhar para melhorar a vida dos cidadãos, nas diferentes regiões de nosso estado”, destacou o presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal (MDB).
Em dois dias de Alesc Itinerante, a comunidade de Lages e região pôde acompanhar as reuniões de 9 comissões permanentes, e duas sessões ordinárias com a votação de projetos.
Algumas das propostas aprovadas são de interesse da região, como por exemplo, a inclusão do pinhão produzido pela agricultura familiar na merenda escolar, a proteção à espécie Leão-Baio e a criação do programa “Turismo nas Escolas” na rede pública estadual de ensino, que tem entre os objetivos a valorização das riquezas turísticas da Serra.
“Este é um acordo estabelecido entre os líderes do Parlamento de priorizarmos a deliberação de matérias que tenham uma relação direta com a região onde a Assembleia está promovendo o Alesc Itinerante. Damos essa atenção especial também para proporcionarmos uma discussão mais produtiva de temas que muitas vezes são trazidos pelas próprias entidades”, pontuou Nadal.
Ao todo, os deputados aprovaram em plenário 24 projetos e 43 matérias não normativas, entre indicações, moções e pedidos de informação.
Outro diferencial do Alesc Itinerante é a participação expressiva das entidades locais, que têm espaço para falar sobre a sua atuação e para apresentar seus desafios e reivindicações. Em Lages, mais de quarenta entidades indicadas pelos deputados da Bancada Regional da Serra ocuparam a tribuna do Legislativo.
Além de Lages, o Alesc Itinerante já passou pelas cidades de Blumenau (Vale do Itajaí), Joinville (Norte) e Criciúma (Sul). Neste ano, o projeto encerra em Chapecó, no Oeste do estado, nos dias 26 e 27 de novembro.
“Como integrante da Bancada do Oeste, posso afirmar que estamos empenhados para promovermos um grande debate junto às entidades de toda a grande região, fechando este ciclo, que é uma comemoração dos 190 anos da Assembleia Legislativa. Este marco está sendo celebrado da melhor forma, que é perto da nossa gente".
Fonte: Agência ALESC
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!