Foto: Divulgação / PCSC
Santa Catarina foi destaque durante o Encontro Nacional das Centrais de Disque Denúncia realizado entre os dias 26, 27 e 28, no Rio de Janeiro. Na oportunidade, o diretor de Inteligência da PCSC, delegado Gustavo Madeira, apresentou o Sistema Único de Denúncia (SUD) ferramenta que dá agilidade no recebimento e encaminhamento da denúncia para o setor competente. Outro ponto interessante do SUD é que as mensagens em áudio são automaticamente convertidas em texto por meio da IA, liberando assim o policial para atuar em sua atividade fim.
Em 16 meses de funcionamento, o SUD já permitiu que mais de 44 mil denúncias fossem distribuídas aos Núcleos de Inteligência da PCSC. Essas informações chegaram à plataforma SUD por meio de diversos canais como o Disque Denúncia/181 (34.516 mensagens), WhatsApp (396), formulário (9.853) e o SOS Escola (135).
De acordo com o delegado Madeira, houve uma primeira rodada de palestras relacionadas a temas sensíveis da segurança pública, como atuação de facções criminosas, furto e roubo de cargas e o papel que os canais de denúncia têm nesses temas. “Depois disso os representantes dos estados apresentarem as suas boas práticas e, com isso, foi possível conhecer as melhorias em processos, em protocolos, em tecnologias que cada um está utilizando”, assinalou o delegado Madeira.
Ele destacou ainda que todo o conhecimento compartilhado vai melhorar ainda mais o nosso serviço prestado por meio do SUD. A denúncia é uma ferramenta importante para a Polícia Civil, pois contribui para a investigação e garante o anonimato para o denunciante.
Fonte: Governo SC
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!