Plenário aprova três projetos do pacote tributário do Poder Executivo

Plenário da Assembleia Legislativa durante a votação de projetos, na tarde desta quarta (13)ACESSE O SITE

O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou na tarde desta quarta-feira (13) oito matérias de autoria do Poder Executivo. Entre as propostas aprovadas, está parte do pacote tributário encaminhado no início deste mês pelo governo estadual.

ACESSE O SITE

Ao todo, foram encaminhados seis projetos de lei (PLs) referentes a benefícios fiscais. Três deles foram aprovados nesta quarta, na forma como foram encaminhados pelo Executivo, e seguem para a sanção do governador Jorginho Mello (PL). As outras três propostas serão votadas nas próximas sessões.

ACESSE O SITE

Confira os projetos tributários aprovados nesta quarta:

ACESSE O SITE
  • PL 499/2023 - Concede benefícios fiscais de caráter social (relacionados a pessoas com deficiência, a agroindústrias familiares e a microprodutores primários), de caráter ambiental (relacionados a combustíveis renováveis) e relacionados à saúde (doação de remédios, venda de remédios destinados à administração pública e higiene menstrual).
  • PL 501/2023 - Trata da redução da alíquota de ICMS do querosene de aviação, reivindicação das companhias aéreas para ampliar a oferta de voos dentro do estado. Para isso, a Secretaria de Estado da Fazenda criou uma tabela, cuja tributação varia de 1,5% a 12%. Quanto maior a quantidade de aeroportos em que a empresa operar, quanto maior a quantidade de voos nacionais e internacionais que ela oferecer e se houver voos entre aeroportos do estado, menor será o ICMS cobrado sobre o querosene.
  • PL 506/2023 - O projeto visa fomentar a agroindústria, mediante a concessão de crédito presumido de ICMS aos estabelecimentos destinatários de alho recebido de produtor situado no estado a aos estabelecimentos abatedores de ovinos (entradas e saídas).
ACESSE O SITE

Prazos Por unanimidade, foi aprovado PL 366/2023, que trata da suspensão de prazos e procedimentos administrativos no âmbito da administração pública estadual. De acordo com o deputado Ivan Naatz (PL), o projeto é uma reivindicação antiga da OAB e da advocacia catarinense, uma vez que os prazos judiciais são suspensos durante o recesso forense de fim de ano, porém os prazos administrativos eram mantidos.

ACESSE O SITE

Imóveis Duas propostas aprovadas tratam de imóveis públicos. O PL 383/2023 autoriza a doação de imóvel em Blumenau, visando à regularização fundiária do mesmo.

ACESSE O SITE

Já o PL 504/2023 autoriza o governo estadual a receber da Prefeitura de Chapecó o prédio do Hospital da Criança Augusta Müller Bohner em regime de cessão de uso por 30 anos, além dos móveis do hospital. A medida é necessária para que o Estado assuma a gestão da unidade de atendimento infanto-juvenil referência para o Oeste catarinense.

ACESSE O SITE

Segundo o líder do Governo na Alesc, deputado Massocco (PL), a Secretaria de Estado da Saúde deve investir anualmente no hospital R$ 32 milhões.

ACESSE O SITE

Detran-SC Por unanimidade, o Plenário aprovou a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 8/2023, com o objetivo de atualizar o texto constitucional estadual às alterações na legislação nacional sobre o trânsito. A proposta inclui na Carta Magna o Sistema Estadual de Trânsito e atribui ao Detran a execução dos serviços administrativos de trânsito. Atualmente, a Constituição do Estado atribui à Polícia Civil a responsabilidade por esses serviços.

ACESSE O SITE

Auxiliar pericial Também foi aprovado o PL 263/2023, que altera a Lei 15.156/2010, que institui o Plano de Carreiras e Vencimentos do Grupo Segurança Pública – Perícia Oficial. A proposta busca alterar os requisitos de investidura na carreira e a nomenclatura dos cargos de carreira de auxiliar pericial. As alterações propostas são a exigência de qualificação nível superior para ingresso na carreira de auxiliar pericial e sua nomenclatura.

ACESSE O SITE

Todos os PLs do Executivo aprovados nesta quarta seguem para sanção do governador Jorginho Mello (PL). Já a PEC 8/2023 passará pela análise do mérito nas comissões da Alesc.

ACESSE O SITE
Marcelo EspinozaACESSE O SITE

Fonte: Agência ALESC

ACESSE O SITE

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

SC Hoje