Operação da PCSC investiga irregularidades em convênios firmados em 2022 envolvendo associação hospitalar da Grande Florianópolis

Foto: Divulgação / PCSC

ACESSE O SITE

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia Especializada no Combate à Corrupção (1ª DECOR/DEIC), deflagrou nesta sexta-feira, 23, a operação denominada Célula Tronco. O objetivo foi dar cumprimento a 25 mandados de buscas em domicílios de empresários e agentes públicos nos municípios de Joinville, Itapema, Tijucas, São José, Florianópolis e Santo Amaro da Imperatriz, bem como de uma associação hospitalar, localizada no município de Santo Amaro da Imperatriz.

ACESSE O SITE

De acordo com a investigação, a 1ª Delegacia de Combate à Corrupção tomou conhecimento de que no ano de 2022, a associação hospitalar celebrou dois convênios com a Secretaria de Estado da Saúde.

ACESSE O SITE

Os convênios consistiram no repasse de aproximadamente R$ 8 milhões ao hospital para a contratação de empresas especializadas em reforma, supervisão, eficientização energética e instalação de gases medicinais.

ACESSE O SITE

As investigações apontaram que durante o processo de pesquisa de mercado foram utilizadas empresas laranjas com o objetivo de beneficiar três empresas que foram efetivamente contratadas, sendo duas delas integrantes do mesmo grupo econômico.

ACESSE O SITE

Foram acostados aos autos da investigação laudos da Secretaria da Infraestrutura do Estado que constataram inúmeras irregularidades na reforma, incluindo sobrepreço nas planilhas orçamentárias dos projetos básicos, sobrepreço/superfaturamento de itens, inclusive por parte da empresa que supervisionou a obra, bem como incompatibilidades entre o projeto básico e aquilo que efetivamente foi executado.

ACESSE O SITE

Além das buscas, também foi deferida pelo Poder Judiciário representação por medida cautelar de sequestro de bens e valores no valor de R$ 4,2 milhões, referentes aos montantes efetivamente repassados às empresas, visando eventuais ressarcimentos aos cofres públicos.

ACESSE O SITE

As buscas realizadas contaram com o apoio operacional de Delegacias integrantes da Diretoria Estadual de Investigação Criminal (DEIC).

ACESSE O SITE

Fonte: Governo SC

ACESSE O SITE

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

SC Hoje