A partir do segundo semestre deste ano, os mais de 3,3 mil profissionais da Rede Pública Municipal de Educação de Blumenau vão contar com um importante documento nas salas de aula, que norteará a proposta pedagógica de cada Instituição de Ensino. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) fará a entrega do novo Currículo da Educação Básica do Sistema Municipal de Ensino nos próximos dias. O material levou aproximadamente dois anos para ser elaborado, sendo aprovado em 9 de novembro de 2020 pelo Conselho Municipal de Educação de Blumenau com o Parecer nº 082/2020.
O prefeito Mário Hildebrandt destaca que era um pedido antigo dos profissionais e está feliz em ver o belo trabalho realizado. “Sou fruto da educação pública e sempre destaco o quanto a educação transformou minha vida. O Currículo será fundamental nesse processo de seguirmos transformando nossa sociedade através da educação de qualidade”, completa.
Serão contempladas, as Instituições de Ensino que pertencem ao Sistema Municipal de Ensino de Blumenau, sendo elas: Centros de Educação Infantil da Rede Pública Municipal, as Organizações não governamentais conveniadas, a Rede Privada que adotaram o Currículo, e as Escolas da Rede Pública Municipal de Blumenau.
O último documento nesses moldes, as Diretrizes Curriculares, foi desenvolvido em 2012. A diretora de Educação Básica, Maria Luiza Oliveira, destaca que o Currículo foi construído em conjunto com os professores da Rede de ensino e seus coordenadores curriculares. “Matemática, Língua Portuguesa, História, Geografia e assim por diante. Todos participaram ativamente deste processo educativo. Nas formações continuadas foram lapidando, até chegar ao resultado final, compreendendo que o Currículo é interdisciplinar e traz o diferencial que é trabalhar a aprendizagem a luz dos objetivos e objetos de aprendizagem. Garantindo a cada estudante o processo de aprendizagem de forma efetiva.
Um dos diferenciais deste Currículo, é que toda criança/estudante, dentro do sistema municipal de ensino terá acesso ao mesmo objetivo de aprendizagem, mesmo que este seja transferido para outra instituição de Ensino do Sistema. Isto traz garantia de segurança para os profissionais e qualidade no processo de ensino e de aprendizagem. “Se um estudante de uma determinada instituição for transferido a outra Instituição de Ensino da Rede, terá garantida as mesmas oportunidades de aprendizagem, desta forma, não terá déficit no percurso formativo”, destaca Maria Luiza.
postada em 22/07/2021 11:02 - 30 visualizações
Fotos
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!