As indumentárias e os acessórios pertencentes à Reserva Técnica do Museu de Hábitos e Costumes estão voltando para seu local de origem. O processo de translado da coleção começou segunda-feira, dia 26 de julho, após a montagem do novo mobiliário que foi concluída no dia 20 de julho. O conjunto é composto por um armário deslizante de aço inoxidável e vedação, ocupa três metros de altura e abrigará cerca de 550 peças de indumentária. O equipamento também será utilizado para a alocação de acessórios como chapéus, cintos entre outros.
O mobiliário foi adquirido pelo governo do Estado, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura/Patrimônio e Paisagem Cultural - Edição 2020. O prêmio que é destinado a área da cultura, se enquadra na categoria Museus, sendo intitulado “Mobiliário para reserva técnica do Museu de Hábitos e Costumes - Blumenau”. O proponente foi o museólogo Gustavo Nascimento Paes.
O procedimento de retorno do material que não está em exposição foi dividido em três etapas: a primeira foi a mudança dos acessórios, chapéus e similares; a segunda, foi a recolocação as indumentárias - vestidos, conjuntos e anáguas. Já na terceira fase será feita a conferencia e a acomodação de todos os artefatos, o que conclui o processo de readequação do espaço.
Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello
postada em 27/07/2021 13:57 - 6 visualizações
Fotos
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!