Essa receita é ideal para quem busca uma mousse com textura leve, aerada e cremosa, mas feita de forma mais natural, sem gelatina ou chantilly industrializado. Perfeita para ocasiões especiais ou para um mimo no fim do dia.
200g de chocolate meio amargo (de boa qualidade)
3 ovos (claras e gemas separadas)
2 colheres (sopa) de açúcar
1 pitada de sal
1 colher (chá) de essência de baunilha (opcional)
1 colher (sopa) de manteiga (opcional, para um toque mais cremoso)
Derreta o chocolate: Derreta o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas (de 30 em 30 segundos, mexendo entre os intervalos). Se quiser, misture a manteiga nesse momento para deixar ainda mais sedoso. Reserve e deixe esfriar um pouco.
Prepare as gemas: Bata ligeiramente as gemas com a baunilha (se for usar) e misture ao chocolate derretido já morno, mexendo bem rápido para não cozinhar as gemas.
Bata as claras em neve: Em uma tigela limpa e seca, bata as claras com a pitada de sal. Quando começarem a espumar, adicione o açúcar aos poucos e continue batendo até formar picos firmes.
Misture tudo com delicadeza: Incorpore 1/3 das claras ao chocolate para suavizar a mistura. Depois, adicione o restante das claras aos poucos, mexendo suavemente com uma espátula, de baixo para cima, para manter o ar e deixar a mousse bem leve.
Leve à geladeira: Coloque em potinhos ou em um refratário grande. Leve à geladeira por no mínimo 4 horas (o ideal é deixar de um dia para o outro).
Chocolate granulado
Raspas de chocolate
Morangos frescos
Hortelã para dar um charme
Use chocolate meio amargo com 50% a 70% de cacau para um sabor mais equilibrado.
Quer uma versão ainda mais intensa? Use apenas 1 colher de açúcar ou nem adicione — o chocolate já adoça o suficiente!
Essa mousse também serve como base para rechear bolos ou pavês
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!