Mostra institucional marca os 20 anos do PAB no Parlamento

Estagiários atuais, da história do PAB e servidores da CasaACESSE O SITE

Transformando vidas, o Programa Antonieta de Barros (PAB) chega aos 20 anos de história sendo o passaporte de mudança de realidade para 600 jovens catarinenses em situação de vulnerabilidade social que estagiaram na Assembleia Legislativa nestas duas décadas.

ACESSE O SITE

Para celebrar a importância dessa iniciativa, nesta quinta-feira (11), no hall do Palácio Barriga Verde da Alesc, aconteceu a solenidade de inauguração da Mostra Institucional Programa Antonieta de Barros – duas décadas transformando realidades.

ACESSE O SITE

A exposição reúne nove painéis fotográficos que destacam a história e a trajetória de vidas dos jovens estagiários que passaram pelo PAB desde a primeira turma, em 2004, até a última turma de 2024.

ACESSE O SITE

A Mostra ficará exposta no hall da Alesc até o dia 18 de julho de 2024 e, além das fotografias, os painéis trazem relatos de estagiários que passaram pelo programa e tiveram suas vidas transformadas.

ACESSE O SITE

Vale destacar que a data, 11 de julho, não foi escolhida aleatoriamente para marcar a solenidade de abertura da exposição em homenagem ao PAB. Essa data é emblemática por celebrar os 123 anos da primeira mulher negra catarinense eleita para o Parlamento, a professora e jornalista, Antonieta de Barros.

ACESSE O SITE

Legado Como destacou a deputada Luciane Carminatti (PT), que participou da solenidade de abertura da mostra na manhã desta quinta, Antonieta de Barros abriu caminhos para as mulheres catarinenses e deixou um legado incontestável.

ACESSE O SITE

“A importância desse Programa, que leva o nome de Antonieta de Barros, é evidente porque transforma vidas e quebra paradigmas ao oferecer oportunidades para jovens que se sentem invisíveis aos olhos da sociedade”, disse a parlamentar, que deseja vida longa ao PAB em Santa Catarina.

ACESSE O SITE

Depoimentos emocionados A solenidade, que contou com depoimentos de alguns dos jovens estagiários retratados nos painéis, emocionou o público presente. A história de superação de Suiane Cavalheiro Cunha, por exemplo, foi uma das muitas que levou as pessoas às lágrimas.

ACESSE O SITE

A jovem, que hoje tem 25 anos, contou que foi mãe com 15 anos e achou que sua vida estaria sem sentido. “Aos 16 anos ingressei no PAB e o meu mundo mudou. Continuei estudando e trabalhando. Fui provedora de minha família e hoje me sinto vitoriosa, tudo graças ao PAB”, narrou a jovem.

ACESSE O SITE

Formada em Pedagogia, atualmente cursa Administração e Ciências Contábeis, além de ter em seu currículo duas pós-graduações. Suiane trabalha na Alesc. “Espero que a minha história inspire outras mães adolescentes. Temos que acreditar em nosso potencial e ter oportunidades”, avalia.

ACESSE O SITE

Um divisor de águas. Foi assim que Rudival Ademar Bittencourt, que fez parte da primeira turma de estagiários do PAB, em 2004, definiu a importância do projeto em sua vida. “Se hoje tenho graduação, foi o PAB que me oportunizou”, disse. Formado em Administração, o jovem trabalha na Alesc e confessa que essa oportunidade transformou a sua vida. “Esse projeto tem que estar cada vez mais presente na vida dos jovens carentes”, avaliou.

ACESSE O SITE

De Tubarão, Miriam Lopes Pereira, coordenadora de Estágios Especiais da Alesc, enviou um vídeo que foi transmitido durante a solenidade e deixou o seu recado: “Esses 20 anos do PAB marcam uma história de transformação de vida para cerca de 600 jovens em Santa Catarina”, disse.

ACESSE O SITE

Miriam foi representada na solenidade pelo servidor Remy De Fávero, que contou que o PAB está sendo apresentado em diversos municípios catarinenses e já vai ser implementado em São Miguel do Oeste, Criciúma, São Bento do Sul e Mafra.

ACESSE O SITE

A expoisção teve o apoio da Afalesc.

ACESSE O SITE

Duas décadas O PAB foi instituído pela Lei 13.075 de 2004 com o propósito de oferecer vagas de estágio dentro da Assembleia Legislativa de Santa Catarina para jovens em situação de vulnerabilidade social.

ACESSE O SITE

Para fazer parte do PAB, é necessário ter entre 16 e 24 anos, estar regularmente matriculado no Ensino Médio Técnico e Superior e ter renda familiar inferior a 2,5 salários mínimos regionais. O PAB venceu, no ano de 2022, a 3ª edição do Prêmio Unale Assembleia Cidadã, na categoria Projetos Especiais. Já em 2013, o Programa foi contemplado com o “Prêmio Camélia da Liberdade Ação Afirmativa – Atitude Positiva”, na categoria Poder Público.

ACESSE O SITE

O PAB foi resultado de uma ação dos movimentos sociais e idealizado pelo Fórum de Mulheres Negras de Florianópolis. Seu nome é uma homenagem à professora, jornalista e primeira mulher negra eleita deputada no Brasil, a catarinense Antonieta de Barros.

ACESSE O SITE

Estagiários participantes da exposição: Rudival Ademar Bittencourt - fez parte da primeira turma do PAB em 2004, formou-se em Administração e hoje trabalha na Alesc. João Victor Almeida Silva - integrou a última turma do PAB (2022-2024). Entrou no Ensino Médio e hoje é graduando do curso de Administração. Suiane Cavalheiro Cunha - ingressou no PAB em 2016, aos 16 anos. Formou-se em Pedagogia e atualmente cursa Administração e Ciências Contábeis, além de duas pós-graduações. Catarina Correia - ingressou no PAB em 2019, foi contratada pela Alesc e está se graduando em Gestão Pública. Maycon Souza - estagiou no PAB de 2014 a 2016. Atualmente é Empreendedor Social, formado em Gestão Pública, Técnico de Segurança do Trabalho e Administração. Jádyla Beatriz Coelho - integrou a última turma do PAB (2022-2024) e atualmente é graduanda do curso de Cinema na UFSC. Caio Santos Lobato Ferreira - fez parte da última turma do PAB (2022-2024). Entrou no Ensino Médio e atualmente faz a graduação de História. Luan Edilson Cardoso - foi estagiário da Escola do Legislativo na última turma do PAB (2022-2024) e está terminando o Ensino Médio. Cauã Silva - fez parte da última turma do PAB (2022-2024) e foi estagiário da Gráfica. Mora no Morro da Mariquinha e está terminando o Ensino Médio.

ACESSE O SITE
Valquíria GuimarãesACESSE O SITE

Fonte: Agência ALESC

ACESSE O SITE

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

SC Hoje