Mostra Institucional do TRE "Cabina do Tempo da Justiça Eleitoral" é lançada na Alesc

Exposição conta a trajetória do sistema eleitoral brasileiro e fica aberta ao público até o dia 29 de outubro, na AlescACESSE O SITE

Além da cerimônia para sorteio das urnas que serão auditadas, a Assembleia Legislativa foi palco na manhã deste sábado (5) do lançamento oficial da Mostra Institucional do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) “Cabina do Tempo da Justiça Eleitoral”. A exposição pode ser conferida pelo público até o dia 29 de outubro, no hall do Parlamento estadual.

ACESSE O SITE

A mostra é uma viagem no tempo, narrando todo o processo histórico do sistema eleitoral no Brasil desde 1824, quando foi estabelecido pela primeira vez através da Constituição do Imperador dom Pedro I. Ela pretende, através do conhecimento da urna manual e do voto em cédula de papel, demonstrar a evolução do processo eleitoral, instigar a reflexão despertando curiosidade a respeito se o sistema eleitoral no passado era realmente seguro, ágil e transparente para garantir o direito do cidadão.

ACESSE O SITE

Três modelos de urnas eleitorais manuais estão expostas na mostra. Ali está a primeira urna eleitoral, de madeira, que vigorou de 1945 até 1956. Ela foi substituída pela urna de lona branca “éclair”, que foi usada até 1965. E para encerrar esse ciclo, até 1996, o brasileiro convivia com a urna eleitoral de lona marrom. E o avanço chegou com a instalação no processo eleitoral da urna eletrônica, vigente até os dias atuais.

ACESSE O SITE
Valquíria GuimarãesACESSE O SITE

Fonte: Agência ALESC

ACESSE O SITE

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

SC Hoje